A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empreas (Sebrae), visando o desenvolvimento da educação empreendedora no município. Em reunião com gestores escolares da Semect e representantes da secretaria de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec), o Sebrae apresentou o programa e os ganhos para a educação de Caxias.

O objetivo do encontro foi conhecer o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que visa tornar os jovens aptos a atuar em um mundo com novas relações de trabalho e assumindo o papel de empreendedores em quaisquer situações que se apresentem em suas vidas. O curso desperta nos estudantes uma visão ampla do empreendedorismo, incentivando a cooperação, a cidadania e a ética. Para os participantes a ação chega em um momento importante na educação caxiense.

“Pra mim essa é uma ideia excelente, pois acho importante o ensinamento empreendedorismo. No meu caso, sempre trabalhei em liderança empreendendo desde de pequena. Então, ver esse trabalho para jovens empreendedores me deixou feliz, porque eu acredito que educação e empreendedorismo andam juntos, e a gente só tem a ganhar”, frisa Elenilde Fernandes, gestora escolar Lourdes Feitosa.

Marina Carvalho, palestrante, falou sobre o programa JEPP para os gestores e secretários presentes e qual a importância dele no ambiente escolar. “Nós conversamos aqui sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, onde trazemos para os professores essa questão de sonhar de despertar sonhos, tanto nos educadores, quando nas crianças para o ano de 2024. Esse programa já foi implementado em parceria com a Secretaria de educação, porque ele trabalha pontos específicos no ponto educação. E, com uma visão empreender, não apenas montando um negócio, mas mostrando as crianças e jovens a importância de uma educação econômica, com a capacidade e resolutividades das problemáticas, identificar problemas e encontrar soluções”, explica Marina Carvalho, consultora do Sebrae.

“A criança será acompanhada e entenderá como empreender é importante. Então, é um projeto brilhante em parceria com o Sebrae, como sempre vemos a secretária de educação, Ana Célia Damasceno, buscando novos e inteligentes rumos para uma educação de qualidade”, frisa Constantino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).

O gerente do Sebrae Caxias, Stênio Pinheiro, destacou a importância do retorno do Programa JEPP à educação caxiense e dos benefícios que ele traz para os alunos que participam do programa. “A gente está retomando as atividades do JEEP em parceria com a Semect, além da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Comércio, por meio do programa cidade empreendedora. Então, estamos aqui com a finalidade de orientar e explicar aos gestores, professores e profissionais da educação, para falarmos sobre o programa JEPP, no qual nós já tivemos uma realização em Caxias. O objetivo é ampliar para várias escolas da rede municipal de Caxias com um atendimento de até três mil alunos e levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula através dessa parceria”, destacou Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae Caxias (MA).

A proposta é levar a metodologia para jovens do 1º ao 9º ano, levando a eles uma visão empreendedora, comportamentos e atitudes que vão transformar a forma de ver o mundo. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, destacou a importância da parceira. “A parceria com o Sebrae é desde o primeiro ano do governo do prefeito de Caxias, Fábio Gentil com o JEPP. Nós tivemos somente uma escola nessa parceria, mas agora para 2024, nós iremos atender quase três mil alunos voltados para mais de dez escolas presentes, e isso vai nos ajudar bastante. Vai fazer com que as nossas crianças tenham mais acesso ao empreendedorismo na própria educação, como aprender, como empreender, como fazer com que a educação seja para ele o futuro dessa nação. O futuro da vida dele mais também um futuro de todo um grupo de habitantes de uma cidade. Isso é muito importante e necessário para o futuro de uma nação”, destacou.

Palavras chaves: , ,