Nessa quarta-feira (20) foi inaugurado o Núcleo Lilás na Delegacia da Mulher de Caxias (MA). O serviço é uma parceria entre a Polícia Civil e Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres e Guarda Municipal.

O Núcleo Lilás é um espaço criado para ofertar serviço humanizado e acolhedor para as mulheres vítimas de violência na Região de Caxias. O equipamento vai contar com equipe multiprofissional da Secretaria de Política para as Mulheres (SMPM), além de acolhimento feito por Guardas Municipais, que foram capacitados para atuar em casos de violência contra mulher.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou o ganho para o município. “Não é apenas uma sala que está sendo inaugurada, é um equipamento humano que está sendo entregue para a população de Caxias, em especial às mulheres que sofrem violência. Tivemos um grande apoio do Ministério da Justiça, Flávio Dino, que tem contribuído e mandou recursos para que possamos melhorar esse atendimento da Lei Maria da Penha. Com a nossa delegada, a Secretaria da Mulher e a Guarda Municipal, vamos oferecer um serviço extra para essas mulheres que precisam do nosso apoio”, disse.

A delegada, Maria Vasconcelos, destacou os serviços do Núcleo. “O Núcleo Lilás vai começar a funcionar, a partir de janeiro, aos sábados 24h, com atendimento para toda Região de Caxias. Esse atendimento vai ser ofertado aqui pelos Guardas Municipais, a Secretaria da Mulher, em apoio com a Polícia Civil. A mulher que está enfrentando uma situação de violência, vai ter esse atendimento multidisciplinar e vai ser encaminhado para todos os órgãos da rede de atendimento”, explicou.

A Secretária Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), Kiara Braga, ressaltou o fortalecimento da prevenção à violência contra mulher. “É um serviço que vem fortalecer a nossa rede de enfrentamento à violência contra mulher e a Secretaria da Mulher vai estar colaborando, junto a Guarda Municipal e a Delegacia da Mulher, para que essas mulheres sejam acolhidas e tenham um atendimento humanizado”, disse.

O Comandante Willian da Guarda Municipal ressaltou a parceria. “Essa parceria, que vamos assinar um termo de cooperação técnica entre Guarda Municipal e Polícia Civil. O trabalho da Guarda vai ser basicamente receber as mulheres vítimas de violência, trabalhando nesse acolhimento inicial. Todos os guardas municipais participaram de treinamento”, disse.

“É um importante momento para toda Região de Caxias, onde se ganha um instrumento importante em defesa de todas as mulheres. Nós que viemos levantando essa bandeira desde o início do nosso mandato, com leis importantes para todas as mulheres maranhenses”, finalizou a Deputada Estadual, Daniella.

Palavras chaves: ,