A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Municipal vai receber recursos para investimento na Guarda Municipal. Os valores repassados pelo Governo Federal serão utilizados na compra de viaturas, coletes, armas letais e não letais, além de investimento em guardas municipais e setores de inteligência.

Os recursos liberados pelo Governo Federal visa reforçar a segurança em escolas, e estão sendo encaminhados aos municípios, após convênios assinados pelo Ministério da Justiça, Segurança Pública e os municípios brasileiros. A publicação ocorreu nessa terça-feira (2).

A medida da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) acontece após uma série de ataques registrados em unidades escolares no Brasil em 2022. Em 2023, o Brasil registrou pelo menos nove ataques em escolas, um número recorde. Entre as opções disponíveis no convênio, está a destinação de R$ 2 milhões para implementar duas Inspetorias de Segurança Cidadã (ISCs). O objetivo é fortalecer guardas civis municipais. Dentre os municípios beneficiados, estão: São Luis (MA), Pirapora (MG), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Itu (SP), Diadema (SP), Franco da Rocha (SP), Itarantim (BA), Cocos (BA), Caxias (MA), Raposa (MA) e Camaragibe (PE) são alguns dos municípios atendidos.