A Prefeitura de Caxias (MA), realizou a assinatura nesta sexta-feira (26), de um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal (PF), momento que marcou a aula inaugural do Curso de Capacitação de Treinamento de Tiro para manuseio adequado de armas de fogo para a Guarda Municipal de Caxias (MA).

Hoje estamos na aula inaugural do curso de armamento e tiro que irá capacitar 140 guardas municipais, onde todos irão passar pelas fases da: Avaliação Psicológica, Instrução Teórica e Prática de Tiro. Os instrutores serão autorizados pela Polícia Federal e o curso será fiscalizado pela Polícia Federal que vai habilitar os agentes”, destaca Willian Carvalho, Comandante da Guarda Municipal de Caxias (MA).

Com esse curso nós vamos prestar um melhor serviço para a nossa população. E, assim a gente vai ficar mais preparado e apto. A Guarda Municipal é uma força de segurança pública e já trabalhamos em conjunto com as outras forças, e prestamos praticamente os mesmos serviços, só que cada um tem a sua atribuição”, frisa Miranda, Guarda Municipal.

A solenidade contou com a participação de representantes da: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretários Municipais, Guarda Municipal de Timon, dentre outras representações.

A Polícia Federal solicita da Prefeitura um Termo de Cooperação Técnica que descreve basicamente: instrutores, psicóloga, plano de curso e plano de execução. Quando a Polícia Federal faz o deferimento, inicia-se o curso, que é esse processo que estamos acompanhando hoje. Na próxima semana vamos dá início aos testes psicológicos. São 100 horas aulas para Pistola. Desde o processo inicial a Polícia Federal acompanha”, lembra Marcelo Silva, instrutor de Tiro.

A Guarda Civil exerce um papel importante no município, e a Polícia Federal tem esse papel de controle e fiscalização dos cursos de formação. Nós autorizamos que seja feito da cidade de Caxias. Acreditamos que essa evolução ajudará toda a população. As Guardas se obrigam a ter uma ouvidoria própria e a Polícia Federal faz o controle externo do curso”, disse Elano Medeiros, chefe da Polícia Federal em Caxias (MA).

O curso representa um passo para a concretização do armamento da corporação, pois todos os 144 Guardas Municipais vão ser avaliados por profissionais da Policia Federal para que estejam aptos a desenvolver atividades na Segurança Pública de Caxias (MA).

É mais uma conquista para a Guarda Municipal, é uma programação que temos desde 2017, dá lojista da Guarda. Esse curso vai chancelar a Guarda em apoio à nossa Polícia Militar. Hoje a Guarda já trabalha em parceria com a com a Polícia Militar. E, partir de agora com a chegada de mais três viaturas que vão chegar nos próximos dias, que virão através do Governo Federal e da Deputada Federal, Amanda Gentil vamos receber três viaturas para ajudar no policiamento”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

O curso tem duração de 360 horas aulas, sendo que no final do curso, os Guardas Municipais vão estar habilitados a obter o porte de arma institucional, passo que vai fortalecer a atuação da cooperação na preservação do patrimônio público e manter a ordem e segurança pública no município de Caxias (MA).

Atualmente a Guarda Municipal de Caxias, realiza o trabalho de proteção do patrimônio público municipal, por meio da Ronda Escolar, além de colaborar em parceria com as demais forças de segurança do município com a garantia da Segurança em Caxias (MA), nas diversas ações em conjunto.

Quando a gente possibilita o armamento da Guarda Municipal, a gente dá uma segurança maior. A gente começa com esse curso, em cooperação com a Polícia Federal. Temos certeza que todos os guardas que estiverem aptos vão portar uma arma. A Prefeitura vai tomar as providências para a aquisição das armas e deixar tudo pronto para que ao terminarem o curso, eles possam receber sua arma. Nós temos certeza que estamos fazendo o nosso papel”, explica Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

O prefeito também destacou que a segurança pública será melhor equipada com a ampliação do sistema de videomonitoramento que agora terá mais de 100 câmeras em Caxias (MA), inclusive com câmeras de reconhecimento facial e de placa de veículo.

As câmeras vão reconhecer e automaticamente fará uma busca. Temos as câmeras de reconhecimento de placas de carros, caso um carro seja roubado e passar pelas câmeras será identificado com mais facilidade, e nós temos o direcionamento de como recuperar. Além do Centro teremos câmera na Vila Paraíso, Eugênio Coutinho, Luiza Queiroz e Vila São José, em parceria com a Polícia Militar. Nós também adquirimos rádios de comunicação para a Guarda Municipal e vamos receber mais três veículos novos através da Deputada Amanda Gentil que vão contribuir para que a Guarda seja mais eficaz em Caxias”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).