A Prefeitura de Caxias (MA), realizou uma entrega nessa segunda-feira (12) de três viaturas para a Guarda Municipal, conseguidas junto ao Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, via Deputada Federal, Amanda Gentil. A Secretaria Municipal de Segurança e o Comando da Guarda destacam a importância da conquista.

A gente está recebendo as viaturas hoje, ainda vão passar pela plotagem na cor da Guarda Municipal. Essa viatura está vindo via Pronasci, por meio do esforço da Prefeitura de Caxias, do Prefeito Fábio Gentil, da Deputada Federal Amanda Gentil e conseguiram através do Ministério da Justiça essa doação das viaturas para a Guarda Municipal. Viaturas novas, com ar-condicionado, sinais sonoros e luminosos, rádio transmissores, além da comunicação, pois elas já vêm equipadas com rádio, o que facilita a comunicação”, disse William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Essa chegada das viaturas é uma intervenção da equipe técnica e da Deputada Amanda Gentil, que conseguiu trazer essas viaturas por meio do Pronasci. E, mais ainda, temos mais 7 viaturas do Governo Federal para receber, sendo 5 da Ronda Escolar e duas da Guardiã Maria da Penha, além de 12 motos, sendo 6 de cada projeto”, explica Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, vereadores , Guardas Municipais e secretários municipais participaram do momento de entrega. Além das viaturas, um novo Sistema de Vídeo monitoramento está sendo implantado com mais de 100 câmeras, com reconhecimento facial e de placas.

As ações da Guarda Municipal serão mais efetivas a partir de agora com esses equipamentos. Mas também demonstra uma força tarefa dos políticos para que os caxienses tenham uma sensação de segurança”, frisa Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

“Hoje estamos entregando três veículos para a Guarda Municipal. Vamos adquirir ainda mais 7 carros e 12 motos. A gente demonstra esse compromisso com a segurança municipal, e somando com a Segurança Estadual, estamos oferecendo a Caxias a segurança que tanto nós desejamos. O nosso Carnaval está acontecendo, onde nós colocamos câmeras de vídeo monitoramento, além da parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança particular, estamos dando segurança aos foliões. Mesmo durante o Carnaval estamos trabalhando e reforçando a segurança do nosso município”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

A Prefeitura também autorizou a construção de uma sala de armazenamento de armas, pois os Guardas Municipais vão receber as armas logo que a coorporação finalizar o curso de armamento.

A gente tem visto, o quanto a gestão do Prefeito Fábio Gentil tem se dedicado, embora a segurança pública seja uma competência do Governo do Estado. Agora na próxima quinta-feira, a Secretaria de Infraestrutura vai fazer o levantamento da sala de armamento, e também para fazer a ampliação da área de descanso da Guarda Municipal”, destacou Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura de Caxias (MA).