A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realizou uma reunião para planejamento de ações para o enfrentamento das arboviroses em Caxias. A gestão municipal pretende intensificar os cuidados e a prevenção contra o Aedes Aegypti com a chegada do período chuvoso.

O Aedes aegypti é um vetor muito perspicaz. Não tem massa encefálica, mas por incrível que pareça ele tem uma capacidade de tentar nos enganar. As ações que deverão ser desenvolvidas são aquelas de rotina que nossos agentes fazem no dia a dia, visitando os domicílios, principalmente da área urbana, mas vai ter uma novidade que eu acho primordial, que eu venho há dias batalhando com os colegas, que são as Ovitrampas”, disse Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Ovitrampas são armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água com uma substância atrativa e uma palheta de madeira. Nessa ferramenta, as fêmeas do Aedes depositam ovos e, por meio de monitoramento semanal, agentes de combate às endemias avaliam a evolução ou não da proliferação do mosquito. Caso necessário, serão realizadas ações de controle vetorial e de educação em saúde nas áreas com maior índice de infestação, evitando, com isso, o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Mônica Cristina. “Sentamos neste primeiro momento com a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica. Vamos convidar a Atenção Primária e outros setores, como o SAAE, a Limpeza Pública e a própria Câmara de Vereadores, para que possamos somar forças no combate às arboviroses através de um Plano de Contingência. Caxias ainda não tem casos em números significativos, porém já temos um plano para caso ocorra uma maior incidência de dengue, zika ou chikungunya, a gente já possa estar estruturado e pronto para atender a nossa população”, afirmou Mônica Cristina, secretária municipal de Saúde.

Importância das notificações

Dengue, chikungunya e zika são doenças virais de rápida disseminação. A notificação oportuna dos casos é medida essencial para que a Vigilância Epidemiológica seja capaz de acompanhar o padrão de transmissão e a curva endêmica dessa doença e, com isso, nortear o Plano de Contingência para o controle das arboviroses.

“Sabemos que no momento a cidade não tem muitos casos notificados, e é bem aí que entra a importância da Vigilância Epidemiológica. Alertamos à população que no caso de sentirem sintomas sugestivos que procurem a Unidade Básica de Saúde, onde você passará por uma avaliação médica e vai pegar uma requisição para estar fazendo uma sorologia, que vai detectar se realmente tem dengue, zika ou chikungunya, ou uma outra virose. Esse exame deve ser feito a partir do quinto dia de sintomas. É importante essa notificação pois é através desses números de casos que o Ministério da Saúde toma ações para ajudar o município nesse combate”, destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Palavras chaves: