A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Segurança, tem trabalhado em parceria com o Governo do Estado para ofertar mais segurança aos caxienses. Embora a Segurança Pública desenvolvida de forma ostensiva (Polícia Militar) e judiciária (Polícia Civil) seja de responsabilidade do Governo do Estado, a gestão municipal tem tralhado intensamente com as gestões Federal e Estadual, buscando melhorias constantes para Caxias.

POSTOS POLICIAIS

O povoado Baú e o Residencial Vila Paraíso ganharam recentemente postos policiais, com participação da gestão municipal, que ofertou o prédio e as condições para que os profissionais trabalhem no local. Além disso, doou viaturas para a Polícia Militar.

DELEGACIA RURAL

Outra parceria com o Governo do Estado, foi instalada no povoado Brejinho, 1º Distrito de Caxias, a 1ª Delegacia Rural do Estado do Maranhão, possibilitando uma aproximação da população com os serviços de segurança com mais rapidez.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

A Prefeitura de Caxias (MA) realizou um virtuoso investimento em equipamentos para ampliar a atuação do Sistema de Videomonitoramento de Caxias (MA), saindo de 32 para mais de 100 câmeras, o mais moderno do Estado do Maranhão.

RECONHECIMENTO FACIAL E DE PLACAS

As câmeras instaladas contam com reconhecimento facial e placas, possibilitando que as entradas da cidade e o Centro Histórico de Caxias, agora sejam vigiados 24h por dia.

NÚCLEO DE PROJETOS

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Segurança, também constituiu um núcleo de projetos para captação de recursos federais, para que sejam investidos em Caxias. Graças a esse esse trabalho, a Guarda Municipal já foi aprovada em 1º lugar, em todo o Brasil na aquisição de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), possibilitando que a Caxias receba viaturas e equipamentos para a Guarda Municipal.

Brevemente será implantada a Guardiã Maria da Penha, para a proteção da mulher, logo que chegar as viaturas. Foi graças a este núcleo, que recursos para a Ronda Escolar também estão chegando, garantindo que a Guarda Municipal possa também desenvolver o trabalho de Guardiã do Patrimônio Público Municipal, principalmente nas imediações e no interior das escolas municipais, dentre outros projetos que já estão sendo formulados para beneficiar o Trânsito, Esporte e Turismo.

Todo esse investimento visa reduzir a incidência da criminalidade, avançando para que as forças de segurança trabalhem de forma conjunta, buscando trabalhar um policiamento de resultados cada vez maiores, com interação constante entre as policias.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal também recebeu outros investimentos além da melhoria no Sistema de Vídeomonitoramento, a exemplo de novas viaturas, que vieram via Governo Federal, através da Deputada Federal, Amanda Gentil, recentemente ao receber três viaturas e aguarda novos investimentos já garantidos, que vão aumentar a quantidade de novas viaturas, além da instalação da Guardiã Maria da Penha, que vai proteger as mulheres ainda mais.

NÚCLEO LILÁS

A Prefeitura de Caxias (MA), também colabora com as mulheres no Núcleo Lilás, que trabalha um atendimento humanizado às mulheres na Delegacia da Mulher, onde Guardas Municipais foram treinados para colaborar no Núcleo, em trabalho conjunto com a Polícia Civil e a Rede de Proteção à Mulher, aliado ao trabalho da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

ARMAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

A gestão municipal assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal e já iniciou o processo de armamento da Guarda Municipal de Caxias (MA). Atualmente os Guardas Municipais estão passando por um curso de capacitação, com mais de 300 horas para que ao final estejam qualificados para atuarem armados em Caxias, oferecendo mais segurança e proteção da população.

CASA DA MULHER MARANHENSE

Em parceria com o Governo do Estado, a gestão municipal disponibilizou estrutura para implantação da Casa da Mulher Maranhense, que permite a política de acolhimento e proteção à mulher em situação de vulnerabilidade. A nova unidade, que nasceu de votação do orçamento participativo, conta, em sua estrutura, com recepção, sala de acolhimento, espaço da Delegacia da Mulher, salas de audiência, sala de atendimento especializado da Defensoria Pública, alojamento de passagem, área administrativa, cozinha, banheiros, entre outras dependências.

Essas são algumas ações, dentre outras, que fazem com que a Prefeitura de Caxias (MA), seja uma das que mais investe na Segurança Pública no Estado do Maranhão.