A Prefeitura de Caxias (MA), através da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, anunciou que estão abertas as inscrições para participar do Programa TEAtivo, até o dia 29 de março de 2024. O horário de inscrição é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Adjunta de Planejamento, que fica na Avenida General Sampaio, nº 1444, próximo à escola Inácio Passarinho, no Morro do Alecrim. Para se candidatar, é necessário apresentar um laudo médico que confirme o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa do Programa TEAtivo em Caxias (MA) foi viabilizada pelo Ministério do Esporte, atendendo ao pedido da Deputada Federal Amanda Gentil. Este programa inovador destina-se à crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, com o propósito de proporcionar oportunidades para a prática de atividades físicas e recreativas, com faixa etária entre 6 e 18 anos.

O TEAtivo tem como propósito proporcionar, de modo gratuito e organizado, o acesso à práticas corporais, exercícios físicos, esportes e momentos de diversão, colaborando para a efetivação dos direitos e promoção da cidadania de meninos e meninas com Transtorno do Espectro Autista. Este programa fundamenta-se na abordagem desenvolvida por Rodrigo Brivio, especialista em atividades físicas voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Na cidade de Caxias, o Programa é implementado pela Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Administração, em colaboração com a Secretaria Municipal de Esporte, por meio de apoio do Governo Federal.