Uma reunião nesta terça-feira (26), no Memorial da Balaiada, traçou o planejamento das ações das forças de segurança e trânsito durante a Procissão do Fogaréu, evento religioso, popular e turístico que reúne milhares de caxienses e visitantes para a 2ª maior Procissão do Fogaréu do Brasil. O evento vai contar com a participação de diversas forças: Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros, dentre outros.

Estamos traçando o planejamento e a Guarda Municipal participa todos os anos para garantir a ordem pública. É uma forma de fornecer a segurança para as pessoas que estão prestigiando o evento”, lembra William Carvalho, Comandante da Guarda Municipal.

O planejamento da famosa Procissão do Fogaréu que já tomou proporção nacional é muito importante. E, a Polícia Militar vai dá toda a segurança para que as pessoas aproveitem com o máximo de segurança possível”, disse Ten. Pinheiro, Polícia Militar.

Em 2024, serão celebrados os 21 anos da Procissão de Fogaréu, que retrata a procura por Cristo para ser crucificado. O evento é realizado pela Organização Caxiense de Artes e Tradições (OCAT), com o apoio da Prefeitura de Caxias (MA). A Procissão é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. Caxienses e visitantes são convidados para nesta quarta-feira (27), a partir das 21h para prestigiarem no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios esse grande evento que visa manter viva a mensagem de Cristo.

É um evento que vai absorver um público bem grande. Então, estamos planejamento porque a nossa Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra também vão fazer a segurança, para que possamos fazer um planejamento que garanta a participação das pessoas sem incidentes na Procissão do Fogaréu”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

Nós organizamos a Procissão do Fogaréu há 21 anos. E, nós estamos preservando as tradições. A Procissão já virou um Patrimônio Histórico Imaterial do Maranhão. A gente chama quarta-feira das trevas, onde as ruas da cidade são apagadas para dar lugar a Procissão do Fogaréu. E, nesta quarta-feira (27), as 21h sai a Procissão do Fogaréu. Vai ser a maior Procissão do Fogaréu na história de Caxias”, destaca Léo Barata, Presidente da OCAT.