A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa sexta-feira (5), o lançamento do Edital de Credenciamento da Programação de Eventos Artísticos e Culturais de 2024.

“Essa é a apresentação do edital de ações culturais 2024, que vai atender, Feirinha da Gente, Feirinha Gastronômica, além de solicitações da comunidade, que acabam fazendo festividades em suas regiões. O edital é uma forma de democratizar o acesso a política pública, para que os grupos possam se organizar para participar de editais estadual e federal”, frisa Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O edital contempla as apresentações da Feirinha da Gente, Feira Gastronômica, além dos demais eventos culturais ao longo do ano. Dentre os profissionais e atrações que serão contemplados no edital, estão: artistas de teatro, dança, circo, bandas, skemas, duplas, solo e muito mais. As inscrições no edital começam a partir desta terça-feira (9).

“O edital é anual e vai contemplar grande parte dos eventos do município. A gente precisa desse edital para fomentar os artistas e a cultura da cidade. A gente busca contemplar todos, dependendo da necessidade da secretaria”, lembra Leonardo Lima, técnico de cultura.

Durante o evento, os produtores culturais da cidade, tiraram dúvidas e destacaram a importância dos editais de fomento a produção cultural e artística da cidade.

“Dá muito mais oportunidade por meio do edital aos artistas de Caxias (MA). Hoje a Prefeitura está realizando o que antes não tinha em Caxias”, disse Edson Sampaio, cantor.

“É importante, porque abrange de maneira em geral todas as manifestações culturais e faz com que as manifestações culturais tenham mais espaço e possa concorrer”, disse Roney Silva, produtor cultural.

“Muito importante porque dá para a gente participar do edital. O caso da documentação, é importante ter toda a documentação certinha para que quando abrir a gente possa se inscrever”, disse Bob Maranhão, artista.