A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Municipal, segue realizando o trabalho de Ronda Escolar. O trabalho é realizado em mais de 80 escolas municipais, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Uma das unidades em que acompanhamos a equipe, foi a escola Leôncio Alves Araújo, no Bairro Campo de Belém.

“Nós mapeamos 87 escolas que a gente cobre em todo o território da região de Caxias (MA). A gente faz as rondas preventivas no entorno das escolas, oficinas e uma palavra de orientação. A gente faz diariamente, prevenindo situações nas escolas junto aos alunos, professores e pais”, disse Castelo, Guarda Municipal.

O grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, trabalha seguindo uma escala onde as escolas são visitadas. Além disso, os Guardas conversam com os alunos, professores, gestores, servidores e pais, buscando interação entre escola, Guarda Municipal e comunidade, a fim de fortalecer a prevenção da violência e promover a cultura da paz no ambiente escolar. A Guarda Municipal de Caxias atende pelo contato: 153.