A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Coordenação de Juventude, que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa quinta-feira (24), a posse simbólica das meninas: Maria Estefânia e Mariana Joaquina, nos cargos de Secretária Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e Secretária Adjunta da mesma pasta, respectivamente. A solenidade ocorreu no auditório da Uzina Semitec.

A gente é até surpreendido, porque a menina é determinada, e o futuro é delas. E, mesmo que seja um ato simbólico, elas levam a sério. E, é isso que precisamos no serviço público, pessoas compromissadas, que levem a sério a nossa cidade e o cargo que ocupa”, destaca Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).

 

“É importante, é uma forma de realizar sonhos, faz com que a gente queira continuar a sonhando alto, continuar tendo vitórias na vida. Estamos vendo que temos o poder, que podemos estar aqui, então é muito importante, mas que novas meninas possam viver isso. Porque que não trazer as mulheres para o sistema e para o mercado de trabalho?”, disse Mariana Estefânia, menina que ocupou o cargo de Secretária Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).


Pra mim o projeto meninas ocupam é importante e coloca as meninas nos trabalhos políticos, trabalhos que geralmente não é frequentado pelas meninas”, disse Maria Joaquina, menina que assumiu o cargo de Secretária Adjunta de Indústria, Tecnologia e Comércio.

Eu acredito que o Projeto Meninas Ocupam é importante para elas terem esta noção de cidadania, para que elas tenham esta noção de que lugar de menina é onde elas quiserem. É fundamental porque elas estão crescendo com esta consciência de participação cidadã”, disse Brígida Magalhães, mãe de Maria Joaquina, menina que ocupou o cargo de Secretária Adjunta de Indústria, Tecnologia e Comércio.

Neste mês de outubro, diversas outras ocupações vão ocorrer em Secretarias Municipais e escolas públicas. O Movimento Municipal pelas Meninas visa dar protagonismo às meninas e fortalecer a liderança de meninas e jovens mulheres, além de aumentar a sua presença em espaços de poder e decisão.