Nessa terça-feira (05), a Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, da Prefeitura de Caxias, realizou as últimas atividades do Movimento Municipal pelas Meninas de 2024. Este ano, as ações foram desenvolvidas em parceria com Secretarias Municipais e em escolas das redes municipal e estadual.

O Movimento Municipal pelas Meninas visa dar protagonismo às meninas, mostrando que elas podem, no futuro, ocupar cargos que estão assumindo simbolicamente no presente.

Durante a solenidade realizada no auditório do Instituto Federal (IFMA) Campus Caxias (MA), as estudantes Ana Luiza, Lara Lícia, Lara de Jesus e Kaylane Gisele ocuparam simbolicamente cargos de gestão no Instituto: Direção Geral, Direção Administrativa e Planejamento, Direção do Curso Técnico em Agropecuária e Direção de Desenvolvimento Educacional.

“Os espaços estão aí, e os homens os ocupam com mais facilidade, pois historicamente têm mais oportunidades. As mulheres, ao contrário, têm sido direcionadas aos afazeres domésticos, o que gera uma defasagem em relação aos homens. Mas acredito que, apesar disso, as meninas vão conseguir”, destacou Luciana Batista, coordenadora de curso do IFMA.

“Esse momento vai inspirar a mim e a outras meninas. Normalmente, as mulheres ficam inseguras ao buscar novos empregos, mas isso aqui vai incentivar as mulheres a terem voz e consciência”, afirmou Ana Luiza Lima, estudante.

“Esse momento é importante para nós e para todas as mulheres, pois amplia nossos horizontes. Sabemos que podemos ocupar não apenas profissões comuns, mas também cargos mais significativos”, disse Kaylane Gisele Araújo, estudante.

“Essa experiência amplia meu conhecimento prático. Conheci um pouco do departamento, e vai ser incrível”, acrescentou Lara de Jesus, estudante.

“É uma honra e um privilégio, pois antigamente as meninas não tinham direitos nem eram mencionadas em uma constituição. Hoje, é muito importante estar assumindo esse cargo”, destacou Lara Lícia, estudante.

“Essa é uma questão de valorização de todas as mulheres. Apoiamos este projeto por considerá-lo importante para Caxias, para que as meninas ocupem esses espaços. Já fazemos um trabalho similar, como o Programa Mulheres Mil, e incentivamos as meninas da Computação, um curso predominantemente masculino, a permanecerem no curso”, ressaltou João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).

Na próxima semana, as meninas que participaram desta edição do Movimento Municipal pelas Meninas serão certificadas.

“As ocupações encerram hoje, tanto aqui, quanto na escola Gonçalves Dias. Na próxima semana, reuniremos as participantes para celebrar e certificar a participação das meninas em 2024”, destacou Kátia Braga, coordenadora Municipal da Juventude.