Nessa quarta-feira (13), a Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, da Prefeitura de Caxias, realizou, no auditório da Prefeitura de Caxias, a posse simbólica da Menina Prefeita, dentro do Movimento Municipal pelas Meninas de 2024, e a certificação das 51 participantes deste ano. A jovem Yasmim Vitória, da escola Raimunda Barbosa que ocupou o cargo de Prefeito de Caxias, destacou a importância da experiência simbólica para a vida dela.

Eu acho o movimento muito importante, para inspirar as meninas. É uma experiência que vou levar para a minha vida. Eu estou aqui este ano ocupando um cargo tão importante, que nunca imaginei está ocupando”, disse Yasmim Vitória, estudante da Escola Raimunda Barbosa, jovem que ocupou simbolicamente o cargo de Prefeito.

O Movimento Municipal pelas Meninas visa dar protagonismo às meninas, mostrando que elas podem, no futuro, ocupar cargos que estão assumindo simbolicamente atualmente. Em 2024, o movimento consistiu em ocupação de cargos de gestão escolar, coordenações, secretarias municipais e o cargo de Prefeito, prestigiando 51 meninas da zona urbana e da zona rural.

É um momento muito importante, como inspiração para as meninas, para que elas possam também ocupar os cargos”, disse Pâmela Cristina, estudante da Escola Eugênio Barros.

“Foi ótima a experiência. E, este ano foi estabelecida no IFMA representando a escola. E, a gente chegou a conclusão que é muito ótimo, para ajudar as outras meninas a não se calar e para que elas tenham voz”, disse Ana Luíza, estudante do IFMA.

“Envolvidas no projeto foram 57 meninas, mas tomando posse foram 51 meninas. Não tivemos todas aqui, mas os certificados serão encaminhados para as instituições. Foi muito positivo, pelo que escutamos hoje aqui, de potencialização na futura gestão. Então, isso nos alegra muito”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

O evento contou ainda com a participação de secretários municipais, vereadores e do Prefeito eleito, Gentil Neto, que esteve presente no evento, e fez questão de cumprimentar as participantes, e afirmou que o Movimento Municipal pelas Meninas terá continuidade na próxima gestão, que inicia em 2025.