Agentes de Trânsito e 2ª Ciretran realizam ação educativa na Avenida Senador Alexandre Costa
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, em parceria com o Ciretran Caxias, realizou ação educativa, nessa segunda-feira (09), na Avenida Senador Alexandre Costa junto aos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre o uso correto da ciclofaixa. As atividades educativas tem objetivo de prevenir acidentes nas vias que possuem maior circulação de pedestres e veículos.
O foco da ação foi o uso correto da ciclofaixa, orientando pedestres a não realizarem caminhadas ou corridas, e os motoristas, sobre a proibição de estacionamento no local. A ciclofaixa é destinada a ciclistas, mas é ocupada por pedestres, e até mesmo veículos chegam a estacionar próximo ao canteiro central da avenida, exatamente em cima da ciclofaixa. Geralmente os infratores param para comprar algum lanche de vendedores que também estão ocupando de forma irregular o canteiro central, por onde deveriam andar os pedestres, que acabam tendo que andar pela ciclofaixa, por não terem espaço no canteiro central. A ação educativa vai seguir ao longo do mês de dezembro em outros pontos da cidade.
O ciclista, João Guilherme, falou da importância da ação. “É importante porque nós também fazemos parte do trânsito, tanto os ciclistas, quanto os pedestres e os motoristas. É muito bom para a comunidade, principalmente os ciclistas”, finalizou.
O agente de trânsito, Antônio Kleuton, destacou o objetivo da ação. “Nós estamos nessa campanha nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que é o período onde aproximam-se as festividades de natal e as viagens de férias. Nosso primeiro foco são as ciclofaixas, que está causando muitos problemas ao ciclista, que é quem tem direito de andar nela, mas o que percebemos, devido às caminhadas, que há um fluxo muito grande de pedestres. Além de motociclistas, que param na via no local proibido, e a infração, segundo o artigo 193 é uma multa gravíssima, que corresponde a 7 pontos na CNH, com um valor aproximado de R$ 800 reais, que muitas vezes pode ser paga, mas uma vida não”, disse.
A coordenadora de educação para o trânsito do Ciretran Caxias, Nayane Teixeira, falou sobre as próximas ações. “Hoje a gente vai trabalhar sobre a questão da ciclofaixa, para a conscientização, tanto dos ciclistas, como de pedestres. O foco é a conscientização, do bom uso da ciclofaixa para evitar acidentes e ter um trânsito mais seguro. As próximas ações vão ser voltadas para a questão da segurança, mas em outros ramos da própria educação para o trânsito, já que é um assunto muito amplo”, contou.