A Secretaria Adjunta de Gestão Fazendária reuniu a equipe, na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias (MA), nessa quarta-feira (12), para a apresentação do guia e organização da entrega do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025 no município.
O momento foi de discussão sobre cartografia, organização, entrega, prestação de contas, cronograma, além de pagamento e regras. A reunião também destacou a importância do pagamento em dia do IPTU, ressaltando que a quitação dentro do prazo evita juros e multas, além de permitir desconto de 20% com o pagamento antecipado.
Carla Alencar, Secretária Adjunta de Gestão Fazendária, destacou o objetivo do encontro.
“A finalidade da reunião é apresentar o cronograma, divisão das equipes, pois temos duas equipes, uma equipe de organização de produtividade e a equipe de entrega. Além disso, outras orientações que deverão ser realizadas aos colaboradores pra que a entrega do carnê do IPTU 2025 seja realizada da forma mais eficiente e que chegue de forma antecipada ao contribuinte”, explicou.
O Supervisor de Cadastro Imobiliário, John Kennedy, falou da organização para a entrega dos carnês para a população.
“Na cartografia nós temos uma noção de como funcionam as quadras dentro do nosso município, na qual correspondem as entregas dos nossos IPTUs. Por exemplo, nós temos as zonas 1, 2, 3, 4, 5 e 6, elas são divididas em quadras e essas quadras, em lotes. Através dessas quadras e lotes, nós conseguimos identificar o imóvel em caixas e fazer também a entrega desse devido IPTU”, explicou.
O valor pago pelo IPTU é revertido em benefício para a população, custeando investimentos em infraestrutura, educação, segurança, saúde e diversos outros setores. A cidade de Caxias, tem se destacado em todo o estado como uma das cidades que mais investe com recursos próprios. Diversas obras já foram executadas com recursos próprios, a exemplo do: Mirante da Balaiada, Praça da Bíblia, Praça Dom Luís Marelim, Shopping da Gente, dentre outras, e uma das fontes de recursos é exatamente o IPTU, pago pelos caxienses.