A Secretaria Municipal de Juventude de Caxias (MA), realizou nessa quinta-feira (27), uma reunião intersetorial para fortalecer a construção de políticas públicas voltadas à juventude. O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu representantes das secretarias municipais e Câmara Municipal para debater ações conjuntas que atendam às múltiplas realidades dos jovens caxienses. A iniciativa busca garantir que a juventude seja contemplada em áreas como educação, saúde, cultura, esportes e proteção social, assegurando um trabalho integrado e eficaz.
“Estamos com gestores e secretários para podermos ouvir e fazer esse diálogo. Como a política de juventude é diversa ela passa por todas as secretarias. Nós resolvemos fazer esta reunião, para que as outras pastas para dizer que a juventude caminha com as outras secretarias. Por exemplo, o Juventude Prevenida, ele passa pela educação. Então, temos dialogar para que os projetos aconteçam em Caxias. A juventude está no esporte, na cultura, na educação, e outras secretarias”, frisa Ângela Machado, secretária municipal de Juventude.
“Trabalhar debates intersetoriais vai fazer com que os nossos jovens estejam mais saudáveis, com mais saúde, com qualidade de vida, pois vão ter acesso a políticas públicas no esporte, de trabalho, política, isso tudo é salutar para a juventude de Caxias”, destaca Robson Lopes, coordenador de Esportes.
“Trazendo o que o município tem a oferecer, faz com que a juventude procure quais políticas públicas vão atender a nossa necessidade, desde aquelas mais básicas às mais gritantes. Expandir este leque, chamar a juventude, faz com que eles despertem para os direitos e deveres. Fazer este momento, é extremamente importante, porque queremos estreitar este diálogo com as juventudes do município”, frisa Jeverson Brito, supervisão de políticas transversais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
Durante a reunião, a secretaria apresentou os projetos que pretende desenvolver em 2025, além de adesões a programas estadual e federal que já realizou. Os participantes destacaram a importância da colaboração entre as secretarias para criar soluções que dialoguem com as necessidades e potencialidades das juventudes. Foram discutidas estratégias para ampliar oportunidades, fortalecer programas já existentes e construir novas políticas que promovam inclusão e desenvolvimento. A Secretaria Municipal de Juventude visa com a ação, trabalhar de forma articuladora, garantindo que as demandas da juventude sejam prioridade na gestão municipal.
“Nós nos cadastramos em todos os programas estadual e federal. Estamos com o Arte de Rua, Cartão Universitário, Spray na Mochila e Meu Primeiro Emprego Jovem. Eu creio que Caxias vai estar amparada. Queremos agradecer ao Prefeito Gentil Neto, porque só estamos andando com o apoio do Prefeito Municipal”, disse Ângela Machado, secretária municipal de Juventude.
“Boa parte do quadro da Secretaria da Juventude é composto por jovens, o que ajuda muito. A gente pretende com o poder público, mas também com os movimentos sociais para promover o protagonismo das juventudes, mas para a além disso criar novas políticas públicas para as juventudes”, frisa Gessica Brenda, articuladora social da juventude.
“As juventudes são potentes. E, o trabalho intersetorial, estas conexões vai nos fazer abranger mais jovens, mais projetos de dança, música, emprego e suas necessidades. Esta ação está de parabéns porque nos faz conhecer as políticas públicas da juventude. Nós atendemos várias linguagens, dança, a música, o balé, o teatro, a capoeira, então, são muitas conexões feitas para os jovens”, frisa Wilson Ghilard, coordenador da Escola Municipal de Dança.