A artista Vitória, nascida na capital São Luís e estudante de Design, esteve recentemente em Caxias (MA) para participar do Programa Arte de Rua, promovido pelo Governo do Maranhão. Durante sua passagem pela cidade, ela pintou um painel no muro do Ginásio de Esportes Governador João Castelo. A obra, intitulada “Terra de Encantaria”, homenageia pontos turísticos e elementos da cultura local, levando cor, identidade e expressão ao espaço urbano.

“Sou muralista há 5 anos. Eu já conhecia Caxias, e quando saiu o edital do Vozes do Spray eu escolhi Caxias. Eu me interessei em fazer um projeto dedicado a Caxias para a revitalização deste espaço. O nome do Mural é Terra de Encantaria, eu acho que se adapta a todas as cidades, a Caxias. Inúmeras pessoas apareceram dizendo que deu uma vida para esta rua, para este lugar”, destaca Vitória, artista.

O Programa Arte de Rua é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária do Estado da Juventude, que em parceria com a Secretaria da Juventude de Caxias, possibilitou a execução da arte no local, e tem como objetivo valorizar a arte urbana e promover inclusão social por meio da criatividade. A proposta é envolver grafiteiros maranhenses ou residentes no estado, além de professores e estudantes da rede pública, por meio de dois editais: Vozes do Spray e Spray na Mochila. A ação é pioneira no Norte e Nordeste do Brasil.
“Fomos contemplados, e hoje a nossa artista passou por uma seleção. E, Caxias está concorrendo. Tenho certeza que Caxias está entre os mais bonitos. Nós vamos continuar com o Spray na Mochila, onde também vamos ter oficinas nas escolas e vamos finalizar com as pessoas fazendo suas pinturas. Antes se tinha ideia de que o Spray era para sujar os muros, e agora está dando vida aos muros, fazendo estas artes na cidade. E, Caxias está em parceria com o Governo do Estado e o Governo Municipal. Hoje eu só agradeço pelo fato de a Secretaria da Juventude está trazendo a arte de São Luís para Caxias”, disse Ângela Machado, secretária municipal da Juventude de Caxias (MA).

Mais do que um movimento artístico, o programa se consolida como uma ferramenta de transformação social, revelando talentos e incentivando a educação artística em diversas regiões do Maranhão. Com a participação de artistas como Vitoria, a iniciativa não apenas colore os muros, mas também inspira jovens e fortalece o sentimento de pertencimento das comunidades envolvidas.
“Eu sempre gostei de pintar muro, como artista, o nosso trabalho vai melhorando a cada experiência. E, acredito que este de Caxias é o melhor”, disse Vitória, artista.

