Órgãos de segurança, saúde, educação e trânsito planejam ações da Campanha Maio Amarelo

A Campanha Maio Amarelo 2025 será realizada em Caxias pela Circunscrição Regional de Trânsito, em parceria com órgãos municipais, estaduais e instituições de ensino. Com início no dia 7 e término em 25 de maio, a campanha busca conscientizar os caxienses sobre a importância da segurança no trânsito. O movimento nacional tem como foco a preservação da vida e a redução de acidentes. O tema deste ano é: Desacelere, seu bem maior é a vida.

“Nos reunimos com diversos representantes de órgãos sobre a Campanha Maio Amarelo. Este ano, a campanha tem como tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’, e nós vamos estar trabalhando ações educativas, blitz educativas todo este mês”, disse Lisiane Bezerra, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito de Caxias.

“Nós estaremos lançando a campanha Maio Amarelo para um trânsito mais humano e seguro. Todos os órgãos fiscalizadores e gestores, e todos que participam do trânsito, aqueles que recebem o resultado do trânsito desumano, os hospitais. Nós vamos primar pela educação, e nós pretendemos conscientizar nossa população sobre o comportamento no trânsito para diminuir os índices de acidentes de trânsito”, frisa Sargento Moisés, secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

Serão realizadas diversas ações educativas em escolas, vias públicas e instituições, com destaque para palestras, blitzes informativas e simulações de atendimento a vítimas. A campanha contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Complexo Hospitalar Gentil Filho, Hospital de Trauma e Ortopedia de Caxias, das secretarias municipais de Trânsito; Saúde e de Educação, Ciências e Tecnologia; das polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros. A integração entre os órgãos reforça o compromisso com a construção de um trânsito mais seguro e humano.

“As autoridades que dizem respeito ao trânsito e as que trabalham no contexto da segurança são importantes, mas o fundamental é o condutor e o pedestre. Então, este Maio Amarelo tem que ocorrer todo ano, para conscientizar a população para que o trânsito seja seguro”, frisa Jair Lima Paiva, delegado regional.

Também participam do movimento o IFMA Campus Caxias, a Unifacema, centros de formação de condutores e outros parceiros locais. A Ciretran de Caxias coordena as atividades com foco na educação preventiva, especialmente entre crianças, jovens e motoristas. O Maio Amarelo 2025 reforça a mensagem de que, no trânsito, a responsabilidade é de todos.

“É nossa preocupação fazer um trânsito mais seguro. E o trânsito, envolvendo todos os órgãos, faz com que o trânsito funcione com melhor qualidade. A sociedade está clamando por uma melhoria, e isto vai melhorar dentro dos hospitais. Uns ajudando os outros, isso vai se refletir dentro da sociedade”, disse Cleuton, agente de trânsito.

“O Maio Amarelo é um momento em que procuramos sensibilizar as pessoas sobre a importância da segurança viária. O tema deste ano é para que as pessoas reflitam sobre a saúde das pessoas”, lembra Maronilton, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.