A equipe da Secretaria Municipal da Juventude esteve presente, nessa quarta-feira (13), no Instituto Estadual do Maranhão, com a Estação ID Jovem, levando mais uma ação da campanha Agosto das Juventudes. Durante o encontro, os integrantes da secretaria apresentaram informações sobre o Estatuto da Juventude, documento que garante direitos fundamentais aos jovens entre 15 e 29 anos, como acesso à educação, cultura, saúde, esporte, lazer, profissionalização e participação social. O momento foi de diálogo e troca de experiências, incentivando a juventude a conhecer e exercer seus direitos.

“Estamos muito felizes, porque o mês de agosto é o Agosto das Juventudes. Desde a educação, saúde, esporte, e a gente está durante toda esta semana nas escolas, institutos de educação. E, hoje estamos no IEMA, onde estamos tirando o ID Jovem para que eles possam viajar e fazer concursos com gratuidade ou meia passagem, e hoje estamos dando uma oportunidade, que é um direito. E, queremos agradecer ao Prefeito Gentil Neto, por ter sancionado a lei, que a torna o mês de agosto o mês de ações para a juventude”, disse Ângela Machado, Secretária Municipal de Juventude.
“Neste mês de agosto vamos falar sobre Juventude Rural, Direitos, Protagonismo. E, no dia 22 de agosto, vamos realizar ações no Centro Recreativo da Polícia Militar, onde vamos trabalhar capoeira, Jiu-Jitsu e outras oficinas, como cabeleireiro, design de sobrancelhas, dentre outras”, disse João Matheus, integrante da Secretaria Municipal de Juventude.

O Estatuto da Juventude, instituído pela Lei nº 12.852/2013, é um marco legal que estabelece diretrizes para as políticas públicas voltadas à juventude no Brasil. Ele assegura, por exemplo, o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, a participação em programas de incentivo ao estudo e ao trabalho, além de promover a inclusão social. A equipe da Secretaria reforçou a importância de cada jovem compreender e se apropriar dessas garantias para que elas sejam efetivamente exercidas.

“Eu achei importante e é importante para a juventude, para conseguir seus direitos. Eu vou fazer minha identidade”, disse Alberico Vieira, estudante.
“Existem muitas pessoas que não podem pagar o preço total. E, como existe o ID Jovem, é muito legal, e a gente pode aproveitar a oportunidade. É uma lei. É importante está divulgação, porque muitos não sabiam do ID Jovem”, disse Regiane do Nascimento, estudante.

Durante a visita, também foi apresentado o ID Jovem, um documento digital que possibilita a emissão de passagens interestaduais gratuitas ou com desconto, além do acesso à meia-entrada em eventos artísticos e esportivos. O benefício é voltado para jovens de baixa renda, inscritos no CadÚnico.

As ações do Agosto das Juventudes vão continuar e passar por outras escolas, ampliando o alcance das informações e fortalecendo a participação dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“Hoje, nós da Secretaria Municipal de Juventude estamos realizando Estação ID Jovem, para que os alunos entendam a importância do ID Jovem como direito garantido pelo Estatuto da Juventude. Através do ID Jovem, os jovens vão poder conseguir meia passagem, ou até mesmo passagens gratuitas em ônibus interestaduais, ou ainda direito ao acesso a teatro, cinema com meia entrada. O ID Jovem pode ser acessado pela Internet”, disse Géssica Brenda, integrante da Secretaria Municipal da Juventude.





