Meninas ocupam simbolicamente cargos de representantes do Executivo Municipal

O Movimento Municipal pelas Meninas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Juventude, segue dando protagonismo feminino e formação cidadã às jovens caxienses. Ao todo, 65 meninas da zona urbana e rural participaram, nessa quinta-feira (30), da ocupação simbólica dos cargos do Executivo Municipal, assumindo funções de prefeita e vice-prefeita, secretárias municipais e adjuntas, além de deputada estadual e articuladora do Selo Unicef.

“Eu acho importante, porque muitas das vezes a visão das pessoas é que os homens são mais importantes. Mas o projeto mostra que homens e mulheres podem ocupar. Antes daqui, conversamos sobre Caxias, os nossos direitos, para que a gente tivesse uma visão melhor sobre os assuntos”, destaca Yasmin Ecléssya, estudante.

“Eu estou um pouco nervosa. A gente aprende mais como a gente quer ser, a gente aprende sobre o cargo de deputada desde pequena”, disse Kiara Késsia, do Projeto Dom Luís D’Andréa.

“Eu estou um pouco nervosa e ansiosa para ocupar. Como é um projeto que fala sobre a importância das mulheres, acho que é um projeto que leva o respeito às mulheres. Assim como os homens têm direitos, as mulheres também têm direito”, destaca Renata Valentina, estudante.

“É bom a gente poder ver e enfrentar a realidade, e saber mais informações sobre o tema. Este projeto é muito bom porque mostra que nós, mulheres, temos possibilidades de conseguir tudo o que queremos”, disse Francine dos Santos, estudante da Escola Raimunda Barbosa.

A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Caxias, reunindo gestores, familiares, autoridades e representantes de diversas secretarias. O momento foi marcado por emoção e inspiração, destacando o potencial das meninas para ocupar espaços de liderança e decisão.

“O recado que deixo para as meninas que vão assumir estes cargos é que são cargos importantes e de muita responsabilidade. E o prefeito Gentil Neto valoriza as meninas para que elas atinjam seus objetivos”, ressalta Etinho Lemos, secretário adjunto de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal.

“É um momento único na vida de cada uma delas, onde elas podem se sentir valorizadas, e o município acaba incentivando a participação social, a pensar e a ter voz. Além de pensar em ocupar cargos de poder e decisão, eleva-se a sua expectativa de futuro”, frisa Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef.

A ação faz parte das atividades alusivas ao Movimento Municipal pelas Meninas, que busca incentivar a participação feminina na política e nas instâncias de poder, trabalhando a igualdade de gênero, a cidadania e o fortalecimento das vozes juvenis. Com essa ocupação simbólica, o município reafirma que as meninas podem, sim, sonhar, liderar e transformar realidades, construindo um futuro mais justo, representativo e inclusivo.

“A gente está muito feliz, fizemos a mobilização, as meninas vieram com vontade. E este movimento também desperta o interesse das meninas em se empoderar. Estamos mostrando também os direitos delas, mostrando a proteção para elas e mostrando que estão amparadas pela gestão municipal, pela nossa secretaria e pelo nosso prefeito. Hoje, aqui, elas estão ocupando todos os cargos do secretariado, e ainda teremos um momento no Judiciário”, afirma Ângela Machado, secretária municipal de Juventude.

“A gente aproveita e traz a juventude. A gente sabe que elas são o futuro, mas também são o presente. Agora elas têm o poder através desse projeto. Elas podem tomar decisões que podem transformar e que vão impactar a vida da nossa população. Nós temos mostrado que o nosso governo é um governo participativo, que gosta da opinião popular. Este é um compromisso, é mais uma forma que a gente tem de poder trazê-las para cá, de garantir um futuro digno”, ressalta Gentil Neto, prefeito de Caxias.