Movimento Municipal pelas Meninas realiza ocupação no Judiciário

O Movimento Municipal pelas Meninas realizou mais uma ocupação simbólica de cargos de liderança. Dessa vez a ação aconteceu no Fórum Desembargador Arthur Almada Lima. O objetivo foi incentivar o protagonismo feminino em cargos do judiciário. A menina Aryane Moura, de 10 anos, assumiu simbolicamente o cargo de juíza, representando o juiz da 2ª Vara Criminal de Caxias, Alessandro Arrais.

Ao meu sentir, traz um espelhamento positivo para as nossas meninas. A partir do momento que as meninas de Caxias conhecem as mais diversas profissões, há um espelhamento e, sobretudo, um direcionamento, o que, fazendo uma leitura secundária e não menos importante, afasta a evasão escolar, traz um horizonte e aqui é um exemplo de como nós podemos trazer um olhar, não só um olhar de empoderamento para as nossas meninas, mas um olhar de esperança, um olhar de continuidade nos estudos”, frisou Alessandro Arrais, juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias.

Aryane Moura, juíza empossada simbolicamente, agradeceu por participar da ação. “Eu estou aprendendo muita coisa boa, muita coisa boa mesmo. Eu quero agradecer a Prefeitura de Caxias e meus colegas da minha escola por me escolher pra participar do projeto”, disse.

Na oportunidade, as participantes do projeto também puderam conhecer de perto o trabalho realizado no Fórum, durante uma visita guiada.

Nós abraçamos o projeto, incentivamos, já foram cinco alunos selecionadas. Uma das alunas já assumiu o cargo de vice-prefeita e hoje a Aryane está como juíza e isso vai refletir positivamente nas outras alunas, para que elas se sintam capazes também de liderar, de estar ocupando diferentes cargos na sociedade, porque elas podem, basta querer”, frisou Marta Lopes, gestora da UEM São José.

Movimento Municipal pelas Meninas é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude, e tem como objetivo reforçar a participação feminina em espaços de liderança e decisão. O Dia Municipal da Menina é celebrado em Caxias em 11 de outubro.

Ângela Machado, Secretaria Municipal de Juventude, destacou a importância da realização de mais uma ocupação. “Hoje fomos muito bem recebidos, pelo Dr. Alessandro, onde ele está mostrando as instalações e mostrando tudo que é feito aqui para que ela realmente saiba o que ela está fazendo e o que ela está ocupando para saber que também pode ser o que quiser e pode estar onde ela quer”, finalizou.