A Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado realizou a entrega, nesta quinta-feira (18), de certificados aos 65 jovens participantes do Programa Trabalho Jovem, no eixo Estágio Social, que atuaram em diversos órgãos públicos do município. A solenidade ocorreu no auditório do Serviço Social do Comércio, e marcou a conclusão de mais uma etapa do programa, que tem como foco a valorização da juventude e a criação de oportunidades concretas de formação e inserção no mundo do trabalho.

“Foi uma oportunidade muito boa, por ter relação com o meu curso. Estou no quarto período do curso de Nutrição, e geralmente a prática acontece no final do curso, mas com o Programa, eu tive a oportunidade de ter uma prática antes”, disse Luiza Brito, participante do Programa Trabalho Jovem.
“Eu estagiei em uma Secretaria, eu tive a visão de como se organiza os eventos e a administração da escola. É uma ajuda importante, ajuda tanto na Bolsa, quanto também no trabalho”, disse Luís Carlos, participante do Programa Trabalho Jovem.

O Programa Trabalho Jovem, do Governo do Estado, em parceria com o município foi desenvolvido com a proposta de garantir que os jovens tenham condições de permanecer na escola, oferecendo um auxílio financeiro mensal de R$ 600, que contribui para a manutenção dos estudos e para o enfrentamento de dificuldades socioeconômicas. Além do apoio financeiro, o programa proporciona a vivência prática em ambientes institucionais, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos, desenvolvam habilidades profissionais e, em muitos casos, tenham a sua primeira experiência de trabalho.

“A gente contemplou quase 100 jovens. E, estamos muito felizes porque eles terminaram o estágio e estão prontos para seguir em frente em busca de mais trabalho. Ele termina agora, e no próximo ano vamos estar atentos para buscar mais oportunidade para a Juventude”, disse Ângela Machado, secretária Municipal de Juventude.

“A geração de emprego e renda é alcançada. Nós tivemos a oferta de 65 vagas, por um período de 7 meses. E, isso resultou num investimento de mais de R$ 200 mil reais. Queremos parabenizar ao município por ter aberto as portas para o Governo do Estado. O Programa Trabalho Jovem funciona assim. A pessoa tem entre 17 e 25 anos, é estudante? Não importa se ela já participou ou não, ela deve se inscrever e concorrer a vaga”, disse Marcelo Barbosa, Coordenador do Programa Trabalho Jovem.














