As forças de Segurança e Trânsito de Caxias realizaram, nessa segunda-feira (18), uma Blitz Educativa que marca a retomada do processo de organização do trânsito no município. Durante a ação, condutores foram orientados sobre a importância do uso dos itens básicos de segurança, como capacete, cinto de segurança, documentação em dia e respeito à sinalização. O objetivo é conscientizar a população sobre atitudes que salvam vidas e reduzem acidentes, além de colaborar com a segurança no município.
“Eu apoio este trabalho, é uma iniciativa boa. Desde a pandemia as pessoas não querem utilizar capacete. É importante todo mundo estar regularizado, para que o trânsito seja organizado. Eu concordo, apoio e estou sendo preparado para não ter surpresa. Ajuda na segurança e vamos pilotar o veículo com menos preocupação”, frisa Derlane Barbosa, motociclista.
“Nós estamos iniciando um trabalho de fiscalização, mas de forma flexibilizada. A partir de determinado momento vamos incrementar ações de fiscalização, juntando orientações e, nos casos de maior excesso e gravidade, vamos adotar o que a lei determina. Estamos contando com a parceria dos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito em Caxias. Vamos cobrar uso do capacete, cinto de segurança e respeito à sinalização”, lembra Tenente Sales, secretário adjunto de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.
A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, por meio da Guarda Municipal; Polícia Militar; Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, com os agentes de trânsito; e a 2ª Circunscrição de Trânsito. A proposta é que esse trabalho educativo e de fiscalização seja contínuo, contribuindo para um trânsito mais seguro, organizado e humanizado em Caxias.
“Caxias é uma cidade que tem uma frota superior a 65 mil veículos, e têm-se colocado alguns transtornos por pessoas que não usam capacete, equipamento de proteção individual. Então, nós precisamos voltar à fiscalização para disciplinar o trânsito de Caxias, que desde a Covid foi flexibilizado quanto ao uso do capacete. Mas a Covid já passou, e precisamos voltar ao uso do capacete e diminuir o índice de acidentes de trânsito. Geralmente os acidentes provocam incapacitação do indivíduo, é um prejuízo para a família. E nós precisamos zelar pela segurança no trânsito, que as pessoas voltem a usar equipamentos individuais, voltem a andar com o documento do veículo, cinto de segurança. O objetivo aqui não é apreender o veículo, mas garantir a segurança do condutor”, lembra Cel. Jurandy, secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil.
“Nós queremos o documento do veículo para verificar se o veículo é de boa-fé, se não é roubado ou furtado. E pedimos à comunidade que entenda que este trabalho é uma forma de policiamento. Não vamos admitir desrespeito do policial com o cidadão, e nem do cidadão com o policial. Motocicletas com descargas livres estão sendo apreendidas”, lembra Ricardo Almeida, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.
“A população de Caxias tem nos cobrado muito com relação à organização do trânsito. Estamos fazendo manutenções das sinalizações, semáforos, mas agora vamos agir em contato com a população, pedindo que nos ajude. Nós iniciamos com uma Blitz Educativa, para que as pessoas entendam que ter este olhar para o trânsito é também investir em segurança”, frisa Gentil Neto, prefeito de Caxias.