O Movimento Municipal pelas Meninas realizou a 2ª ocupação de cargos no Judiciário nessa terça-feira (18). A solenidade foi realizada no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Arthur Almada Lima. Na ocasião, as meninas: Lara Laviny assume o lugar do juiz da 2ª Vara da Comarca de Caxias, Jorge Leite; a menina Ana Francisca Martins ocupou simbolicamente o lugar do juiz Antônio Manoel Araújo Veloso, da 3ª Vara da Comarca de Caxias; e a menina Maisa Vitória assume o lugar do juiz Carlos Eduardo, da 4ª Vara da Comarca de Caxias.
“Eu estou achando muito legal. As meninas também podem fazer o que elas quiserem, têm sonhos também, e podem acreditar no potencial delas”, destaca Ana Francisca Martins, Menina Juíza.
“Eu era da zona rural, e vim morar em Caxias este ano. Eu achei muito bom, para as meninas serem mais valorizadas, mais respeito. Ajuda muito a gente pensar no futuro. Nunca me imaginei em um espaço como este”, disse Maisa Vitória, Menina Juíza.
“Faz a gente acreditar mais na gente, e o projeto está me levando a lugares que eu jamais pensei em conhecer”, disse Lara Laviny, Menina Juíza.
Este ano, o Movimento Municipal pelas Meninas está trabalhando com 91 meninas estudantes da zona urbana e rural, que fazem parte das redes municipal e estadual de educação. Com o tema: Para todas as meninas, proteção, direito e liderança, o movimento segue levando conscientização e protagonismo às meninas de Caxias.
“É importante e traz ao Judiciário e outros poderes para que tenha esta proximidade do que são os poderes públicos, é bom que tenha esta proximidade e empoderamento das crianças e jovens”, disse Jorge Leite, juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Caxias.
“Eu achei fenomenal, no sentido de trazer estas crianças para saber como funciona o Judiciário, porque pode abrir uma vocação futura, e é muito bacana. Eu estou até emocionado em participar. Estamos felizes, como Poder Judiciário, em receber estas meninas”, disse Antônio Manoel Araújo Veloso, juiz da 3ª Vara da Comarca de Caxias.
“É um projeto de extrema relevância para a sociedade de Caxias, uma vez que enfatiza e encoraja as crianças de Caxias a confiarem no seu próprio potencial. Todos nós somos capazes e dependemos, sobretudo, do nosso incentivo, do gosto pelos livros, da educação, e é um momento em que estas crianças e adolescentes têm contato com as funções da sociedade”, frisa Carlos Eduardo, juiz da 4ª Vara da Comarca de Caxias.
“É uma oportunidade delas de mostrar o protagonismo, mostrando que elas podem estar onde quiserem, desde que se dediquem, que estudem. E hoje estamos muito felizes, hoje é a segunda ocupação, hoje são três meninas, e desperta nelas a empolgação e a visão de ver que elas podem ocupar um espaço de poder na Justiça”, ressalta Ângela Machado, secretária Municipal da Juventude.