No dia “D”, para a entrega do Vale Gás, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) deu início na manhã desta quarta-feira (19), a entrega de 2.341 vales Gás as famílias caxienses, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

A entrega da autorização para as recargas está acontecendo em dois pontos: Escola Antenor Viana Jr, localizada na Avenida Santos Dumont, no bairro Antenor Viana, para pessoas com iniciais de A até G; e na escola Inácio Passarinho, localizada na Avenida General Sampaio, no Morro do Alecrim, para pessoas com iniciais de H até Z.

“Nós sabemos que mais de 50% da nossa listagem é de pessoas da zona rural. A partir de amanhã, vamos nos  mobilizar para conseguir entregar os da zona rural. Mas hoje, o nosso objetivo é entregar 100% os da zona urbana. A entrega é rápida, as pessoas só têm que assinar para que receba o Vale. No momento estamos entregando o 1º Vale, mas o Programa consiste na entrega de três vales por beneficiário”, afirma Kiara Braga, secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Essa entrega é para ser feita dentro de uma semana. Então, quem não recebeu hoje, tem até quarta-feira da outra semana para receber.  Quem não puder receber em Caxias, nossa equipe vai para a zona rural no Povoado Rodagem (na Escola Gervásio Costa), Povoado Nazaré do Bruno (CRAS do Nazaré do Bruno), Povoado Descanso (Centro de Convivência) e Povoado Engenho D’água”, destaca Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

O Programa Vale Gás vai chegar em todo o Estado a mais de 115 mil famílias. Os recursos para bancar a iniciativa do governo são da ordem de R$ 8,2 milhões de reais. As famílias contempladas foram selecionadas pelo próprio Governo do Maranhão, entre as famílias já cadastradas no Cadastro Único. O benefício é concedido com base no Cadastro Único (CadÚnico) para pessoas com renda de zero até R$ 89,00. Em Caxias, tivemos o total de 2.341 famílias que serão beneficiadas.

“Vai ajudar bastante, dá uns dois meses cada. Disseram que vai ter mais vezes, então vai ser muito bom”, disse Maria Sandra, povoado Caxirimbu.

“O aumento no preço do gás pesou no bolso. O meu botijão de gás está embaixo da mesa sem nada, eu estou cozinhando no carvão. Veio em boa hora”, disse Maria Zilda, moradora do povoado Caxirimbu.

“É um momento de muito sentimento humano. E, o governo sensivelmente fez esse programa, colocando um botijão de gás na casa das pessoas. Temos o Comida na Mesa, ampliação dos restaurantes populares, enfim o Governo está participando dos dias dos maranhenses para que a gente possa atravessar esse momento bem difícil. Nós estamos conversando com os distribuidores para que eles possam entregar o gás na zona rural, para que as pessoas não tenham que se deslocar”, lembra Ironaldo Alencar, superintendente de Articulação Política do Governo do Estado.

As famílias que tiverem alguma dúvida, devem consultar a lista de beneficiados do programa no seguinte endereço: https://caxias.ma.gov.br/relacao-dos-contemplados-no-programa-vale-gas-em-caxias-ma/. As distribuidoras que estão autorizadas a fazerem as recargas do gás são: Cocal Gás, no bairro Teso Duro; Gás e Companhia, no bairro Volta Redonda (onde funcionou o Bar ‘O Gustavo’) e Apolo Gás, no Morro do Alecrim (Rua do Mangueirão).