JUVENTUDE – Prefeitura de Caxias (MA) e Movimento Municipal pelas Meninas realizam solenidade de posse simbólica de meninas em cargos públicos
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou no Centro de Treinamento João Paulo II, a solenidade de posse de meninas em cargos públicos. As meninas integram o Movimento Municipal pelas Meninas, organizado pela Coordenação Municipal de Juventude em parceria com diversos órgãos e instituições.
Além de secretários municipais, a solenidade contou com presença de vereadores do legislativo municipal e da deputada federal eleita, Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella. Na ocasião, todos trocaram de lugar com as meninas que simbolicamente ocuparam as funções dos servidores públicos convidados.
Durante a solenidade, Sâmia Carolaine, do Povoado Engenho D’água ocupou o cargo de prefeita e anunciou o seu secretariado, que aos poucos foi ocupando cargos do poder executivo municipal. E logo depois, até mesmo da deputada estadual Daniella.
“Esse momento visa motivar as meninas e dizer que elas têm poder. É muito importante para a gente. Eu sou da zona rural, e fico muito grata por assumir a prefeitura”, disse Sâmia Carolaine, menina que assumiu o cargo de prefeita.
“É um momento único, pois dá voz a todas nós mulheres e meninas. Porque meninas empoderadas melhoram o país”, disse Cícera Layane, menina que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
“Este momento é maravilhoso, pois motiva outras meninas que desejam participar do Movimento Meninas Ocupam e nos ajuda a sonhar com um mundo de possibilidades que todas podemos ter. Meu sonho é ser modelo e psicóloga”, frisa Valesca Reis, menina que assumiu a Secretaria Municipal de Segurança Pública, atualmente ocupada por Sargento Mesquita.
Para a jovem, Jenifer Vitória, de 8 anos, que é cadeirante e assumiu a Secretaria Municipal Adjunta de Urbanismo, pasta hoje ocupada por Zé Gentil Neto, o momento foi único. “Este momento é bastante significativo pra mim, pois eu fico só em casa e não saio para lugar nenhum”, disse Jenifer Vitória, menina que assumiu a Secretaria Municipal Adjunta de Urbanismo.
“Eu estou aqui para representar o futebol feminino. Hoje é minha primeira vez e estou me divertindo muito. O projeto ele dá voz para a gente”, disse Rawane Rodrigues, menina que assumiu a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
“Esse projeto faz com que as nossas crianças e adolescentes já se preparem para ser lideranças e se interessem nos assuntos do município”, lembra Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
O Movimento Municipal pelas Meninas em Caxias, nasceu a partir do Movimento #MeninasOcupam, que faz parte da Plan International e que foi abraçado pela Prefeitura de Caxias, transformando em uma política municipal, realizado pela Coordenação Municipal da Juventude. A ação visa celebrar o Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro, que é apoiada pelo Selo Unicef.
“Eu acredito que é um projeto que incentiva e empodera as nossas meninas. Aqui as meninas têm voz. É importante que a gente se aproxime delas, para que elas acreditem nos seus sonhos“, lembra Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef e secretária municipal de Políticas para as Mulheres.
“Essas meninas vão crescer e esse ato simbólico faz com que elas possam ver a importância de todo trabalho e quem sabe entrar na política, e realizar seus sonhos naquilo que desejam para seu futuro”, lembra Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).
“Nós queremos estruturar cada vez mais esse projeto, mudamos o formato e trouxe uma emoção a mais, onde a prefeita é eleita antes do secretariado. Cada ano, a gente se emociona de uma forma diferente, porque todo ano elas nos surpreendem cada vez mais. A ideia é incentivar essas meninas a ocuparem esses cargos e outros que elas quiserem. Este ano inovamos trazendo o cargo de deputada estadual. É importante que elas saibam que o governo às apoia”, lembra Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude de Caxias.
“É sempre importante dar espaço para as nossas meninas. Eu já tive o prazer de ter o meu gabinete ocupado pelo Meninas Ocupam. É muito bom ver Caxias criando um projeto nos mesmos moldes, fazendo com que essas meninas ocupem espaços de poder. É um prazer acompanhar e estou colocando o meu mandato à disposição de uma das meninas”, disse Daniella, deputada estadual.
“Eu sou uma menina que vou ocupar um cargo de liderança a nível nacional. Sou a mulher mais jovem do país eleita com 23 anos. E essas meninas querem um exemplo, querem que as pessoas mostrem que elas podem chegar lá. Eu como deputada federal, trabalharei para que essas jovens possam ter acesso a um cargo de liderança e poder. Quero trabalhar junto à educação para que mais espaços sejam conquistados. Hoje sou embaixadora desse projeto, ano que vem quero empossar uma menina deputada federal. Na Câmara Federal, nós vamos trabalhar ao lado do prefeito Fábio Gentil, do governador Carlos Brandão e da deputada Daniella, nós somos um time e vamos trabalhar para que o Maranhão possa ser mais gentil”, destaca Amanda Gentil, deputada federal eleita.
Abaixo, a relação das meninas e os respectivos cargos ocupados:
1. Géssica Brenda – ocupou o cargo de deputada estadual, no lugar de Daniella.
2. Samia Karolayne – ocupou o cargo de prefeita no lugar de Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
3. Giovanna Eliazar – Ocupou o cargo de diretora no lugar de Daniele Apolônio, da Unidade Regional de Educação.
4. Olga Batista, ocupou o cargo de secretária municipal de Políticas para as Mulheres, no lugar de Kiara Braga.
5. Jenifer Vitória, ocupou o cargo de secretária nunicipal Adjunta de Urbanismo, no lugar de Zé Gentil Neto.
6. Maria Clara Feitosa, ocupou o cargo de secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, no lugar de Luciana Soares.
7. Francisca Mickaely, ocupou o cargo de secretária municipal de Governo, no lugar de Neto do Sindicato.
8. Valesca Reis, ocupou o cargo de secretária municipal de Segurança, no lugar de Sargento Mesquita.
9. Ana Letícia, ocupou o cargo de secretária de Gabinete, no lugar de Lícia Waquim.
10. Naylana, ocupou o cargo de secretária de Articulação Política, no lugar de Sargento Moisés.
11. Cícera Layanne, ocupou o cargo de secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no lugar de Ana Lúcia Ximenes.
12. Mariane Cantanhede, ocupou o cargo de diretora a Policlínica de Caxias, no lugar de Luís Fernando.
13. Maria Emanuelle, ocupou o cargo de vereadora, no lugar de Ângela Machado.
14. Mariana Stefânia, ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, no lugar de Teódulo Aragão.
15. Karolyne de Jesus, ocupou o cargo de secretária municipal Adjunta de Esporte, no lugar de Aderson Pedrosa.
16. Maria Clara Ramos, ocupou o cargo de comandante da Guarda Municipal, no lugar de William Carvalho.
17. Hanna Clara, ocupou o cargo de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no lugar de Taciana Cardoso.
18. Maria Cecília Costa, ocupou o cargo de secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, no lugar de Ana Célia Damasceno.
19. Rawane Rodrigues, ocupou o cargo de secretária nunicipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.