Articulação do Selo Unicef reúne equipe intersetorial para planejar o Fórum do Selo Unicef
A equipe Intersetorial do Selo Unicef esteve reunida na Prefeitura de Caxias para avaliar os trabalhos e planejar a realização de um Fórum do Selo Unicef para o dia 20 de junho de 2024, no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias (MA). Dentre os temas abordados, estiveram a busca ativa escolar, busca ativa vacinal e demais outras políticas para garantir direitos de crianças e adolescentes.
“A educação tem várias metas a cumprir dentro do Selo Unicef, uma delas é a busca ativa escolar, uma plataforma que tem que ser alimentada com os alunos que desistiram ou se evadiram, e uma outra é a formação com professores, além de promover e garantir que os alunos estejam matriculados na rede pública municipal. Nós também colaboramos com a Busca Ativa Vacinal, porque a maior parte desse público está dentro das escolas”, explica Joselma Lopes, mobilizadora do Selo Unicef na Semect.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Caxias participa pela 2 vez do selo, e esta edição, que iniciou em 2021, e finaliza em 2024, tem como objetivo de alcançar o máximo de objetivos traçados.
“Hoje estamos dialogando com a nova articuladora do Selo Unicef e mobilizadoras do Selo das secretarias. Estamos alinhando o que temos e o que está em falta. Todas as secretarias estão apontando suas ações, e acreditamos que a cidade está engajada para que o Selo venha para a cidade de Caxias. O objetivo do Selo é garantir os direitos das crianças e adolescentes em Caxias”, disse Diego Assunção, presidente do CMDCA.
“Hoje o objetivo era fazer o alinhamento para o nosso segundo Fórum do Selo Unicef, e também ver algumas pendências para que a gente possa desenvolver. Temos que entregar as metas até 30 de junho, já o Fórum será realizado no dia 20 de junho”, disse Kátia Braga – articuladora do Selo Unicef.