Uma parceria que envolveu o Departamento Estadual de Trânsito (DENTRAN) do Maranhão, por meio da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) Caxias e a Polícia Rodoviária Estadual, e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, permitiu a realização de uma Blitz Educativa, no centro de Caxias, para motoristas e pedestres, levando informações sobre segurança no trânsito, a exemplo do uso do capacete, respeito a sinalização, dentre outras orientações.

Moisés Holanda, Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, destacou a importância da ação para reeducar os condutores e pedestres. “É de suma importância para garantir a segurança do trânsito em Caxias, que a gente oriente e reeduque o nosso condutor, o nosso pedestre também, por isso nós estamos aqui perto de uma faixa de pedestre, onde ambos têm responsabilidade, tanto o condutor de veículo como o pedestre que por ela atravessa. Nós reeducando, estimulando o nosso pessoal a adquirir uma responsabilidade e obedecer as normas, as leis vigentes, a sinalização aos guardas e agentes de trânsito, é importante porque traz a ele essa responsabilidade e induz a correção de atitudes”, disse.

Lisiane Bezerra, Chefe do 2º CIRETRAN Caxias, frisou a parceria e o objetivo da ação. “Hoje é uma ação em conjunto do DENTRAN Maranhão, juntamente com a Secretaria de Trânsito e Transporte do município de Caxias e a 2º CIRETRAN, para trazer essa conscientização para todos os condutores a respeito da segurança com a vida, o uso desses equipamentos básicos como capacete, cinto de segurança, de forma a preservar a vida de todas as pessoas”, contou.

Com o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a ação teve como objetivo sensibilizar motoristas e pedestre, através de distribuição de materiais informativos e orientações sobre uso de equipamentos de segurança, como capacetes e cinto de segurança, além do não uso de celular ao dirigir ou pilotar, respeito aos limites de velocidade e demais outras informações para manter a segurança viária.
O motociclista, Daniel Henrique, recebeu as orientações e frisou a importância da educação no trânsito. “O que mais vemos na cidade e na zona rural são as pessoas sem o uso do capacete, por isso trabalhar a conscientização é importante, por que o capacete é um item obrigatório, justamente para zelar pela vida do condutor”, finalizou.






