Secretaria Municipal de Transporte

Ruy Fernandes Rodrigues Júnior

Formação: Bacharel em Direito e Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Experiências profissionais: Iniciou a formação no Exército Brasileiro como oficial em 1985, ficando nesta instituição até 1990 como primeiro tenente; ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 1991, exercendo várias funções operacionais e administrativas como oficial da polícia militar no 2° Batalhão da Polícia Militar em Caxias/MA. Além disso, comandou o Batalhão da cidade de Coroatá/MA (1994 a 1996). Já foi capitão da Polícia Militar (2001 a 2003) e deu início na Guarda Municipal de Caxias, com ações para municipalização do trânsito.

De 2003 a 2005, subcomandante do Batalhão de Choque em São Luís-MA, comandante do Batalhão de Codó/MA (2005 a 2008) e em Caxias (2014 a 2018). Comandou a Regional do Interior em Caxias (2018 a 2020) e em Chapadinha (2020 a 2021). De 2021 a 2023, foi diretor de ensino regular da Polícia Militar do Maranhão, na sua última função na corporação até passar para a reserva remunerada.

 
Competências da Secretaria Municipal de Transportes

Formular, coordenar, supervisionar e definir diretrizes e políticas públicas nas áreas de transportes e trânsito; assessorar o Chefe do Poder Executivo em assunto de sua competência institucional; planejar, regulamentar, gerenciar e fiscalizar os transportes e trânsito na área de circunscrição do Município, nos termos e condições da legislação aplicável à matéria; promover a supervisão e controle dos transportes coletivos e individuais em todas as suas modalidades, além da organização e disciplina do trânsito municipal; implementar ações para controle, gestão e manutenção dos veículos, máquinas e equipamentos que compõem a frota municipal; cooperar nos assuntos concernentes a trânsito e transportes, viabilizando ações coordenadas com os demais órgãos com vistas à implantação de medidas de interesse da Administração Municipal; realizar outras ações definidas em regulamento do Poder Executivo.

Trânsito

Outras notícias