Os moradores dos povoados Pedra Grande e Carnaúba, no 1º Distrito, nas proximidades do povoado Baú, estão recebendo água encanada em casa. Os trabalhos de extensão de rede já foram concluídos. Mais de 2 km de rede de água foram instalados nas comunidades pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“Essa água aqui pra nós é muito importante, aqui era seco, e a bênção dessa água se chama prefeito Fábio Gentil. E eu ainda quero salientar que melhor de que isso não tem. Nunca teve água aqui, eu carregava no cavalo ou aparava da chuva”, explica seu Zé Preto, morador da Carnaúba.

“É um sonho antigo dessa comunidade. E, assim que o prefeito assumiu, nós solicitamos esse sistema, e aqui são mais de 2 km de rede, assim também como a perfuração do poço da comunidade Pedra Grande e a distribuição de água para aquela comunidade. Antes as pessoas precisavam ir a um cacimbão para conseguir água, e agora tem o sonho sendo realizado”, disse Ricardo Rodrigues, secretário de articulação política.

Na Pedra Grande, os canos já foram instalados e o poço também. Agora restam apenas os últimos detalhes para a inauguração do novo Sistema de Abastecimento de Água. O prefeito Fábio Gentil disse que já autorizou a construção de outros 30 Sistemas de Água na zona rural de Caxias.

“A dificuldade era grande, a gente pegava água no córrego e quando a gente chegava lá tinha cachorro banhando ou outros animais, ou mesmo o povo. A gente tinha que esperar a água parar, assentar, para a gente pegar e poder beber, lavar roupa e cozinhar. Hoje, nós consideramos que estamos no céu. Eu agradeço ao Ricardo Rodrigues e o prefeito Fábio Gentil”, disse Benedito Chaves, morador da Pedra Grande

“Graças ao meu bom Deus e a esse filho de Deus. Foram 22 anos, pra nós beber água nós pegava na biqueira da casa também, aparando quando chovia, ou ia pegar no riacho na mesma água que o povo tomava banho. Graças ao meu bom Deus que apareceu esse filho de Deus, Ricardo Rodrigues, com a ajuda do Prefeito Fábio Gentil”, disse Antônia Chaves, moradora do povoado Pedra Grande.

O prefeito de Caxias, durante inauguração do Sistema de Água dos povoados Barra da Ininga e Independência, falou sobre a importância do trabalho que está sendo feito na Pedra Grande e Carnaúba pelo SAAE. “Estamos colocando água lá no povoado Pedra Grande e Carnaúba. Na verdade, a prefeitura autorizou agora a construção e perfuração de mais 30 poços artesianos com sistema simplificado de abastecimento de água. Não é só construir o poço, é necessário que a gente coloque todo o sistema para colocar água dentro de casa. Então, nós estamos trabalhando no 1º, 2º e 3º Distrito. Entendemos que a zona rural é necessária, que possamos levar o benefício a todos eles. Isso é recurso público sendo devolvido à comunidade através de obras, isso mostra a importância que todos têm, e que juntos possamos continuar trabalhando e oferecendo o que tem de melhor”, explicou Fábio Gentil.