A Prefeitura de Caxias está construindo um Sistema Simplificado de Água na comunidade Maravilha, no 1º Distrito, na divisa entre os municípios de Caxias e São João do Sóter. Na manhã dessa segunda-feira (24) de Carnaval, o prefeito Fábio Gentil e seu secretariado estiveram na comunidade vistoriando o trabalho e conhecendo de perto a realidade dos moradores, que por mais de 40 anos utilizaram água sem tratamento para consumo humano. Esta situação em breve será totalmente encerrada com a colocação de água encanada nas residências de todas as 21 famílias do povoado.

O momento é considerado pelos moradores como sendo de grande representatividade, pois a comunidade, que é de difícil acesso, pela primeira vez tem de fato a presença do poder público levando serviços e políticas públicas que transformam a vida de todos os moradores.

“O que eu posso dizer é que eu estou muito satisfeito através do nosso prefeito. Agora nós estamos de parabéns porque ele está no meio de nós. Nós pega água do rio, colocamos uma bomba no rio e puxa água pra casa. Nós estamos alegres porque temos água em nosso terreiro”, disse dona Socorro de Sousa, moradora do povoado.

“É do rio que a gente vive. É uma bênção para a gente porque a gente nem esperava. A gente já não aguenta mais carregar água do rio pra nossas casas, então com a chegada da água vai melhorar”, disse a moradora Raimunda Silva.

“Tenho 49 anos. Para nós foi tudo na vida, porque nunca tinha entrado benefício desde os anos 70. Tem gente que joga carniça do rio e você beber da água do rio não é muito bom. A gente puxa a água do rio e meu filho manda o cloro para colocar dentro da caixa. Mas agora vai melhorar muito mais com esse serviço”, disse o morador Assuele Sabino.

O poço tubular com 48 metros já foi perfurado e os trabalhos agora estão se concentrando em levar água de qualidade por meio de uma extensão de rede de 1.800 metros. Os trabalhos serão finalizados nos próximos 15 dias para que a comunidade já possa desfrutar de uma água de qualidade em suas torneiras e em suas residências.

“O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem a missão de levar qualidade de vida para todos os caxienses, e aqui são 21 famílias que vão ter água potável dentro de casa. Toda a rede já foi implantada, o poço perfurado, agora a gente está na parte final de montar a parte elétrica, aguardar a concessionária ligar a energia para que a gente possa inaugurar nos próximos 15 dias”, disse Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

“Carnaval é momento de diversão, mas para nós da Prefeitura de Caxias é momento de muito trabalho. O sonho desta comunidade é água. São vários os benefícios que vamos trazer, mas a água é o mais importante neste momento, porque água é vida. Nós autorizamos ao SAAE a entregar o serviço em no máximo 15 dias e, consequentemente, colocar água em todas as casas das mais de 20 famílias. Nós vamos implantar mais de 30 sistemas de abastecimento em mais de 30 povoados, beneficiando mais de 1.000 famílias”, disse Fábio Gentil.