A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca foi destaque no programa de TV Pela Manhã, exibido na TV Guanaré nessa quinta-feira (23). Na ocasião, a secretária da pasta, Luciana Soares, destacou algumas das dezenas de ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria mesmo durante a pandemia. Os trabalhos na agricultura não foram interrompidos, apenas os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias estão sendo observados também no campo.

Dentre as ações destacadas, foi objetivo de explicação aos telespectadores a assistência técnica prestada aos trabalhadores da agricultura familiar, que contribuem para que o alimento esteja presente nas mesas dos caxienses. A disponibilidade do maquinário para quem produz tem sido uma constante da gestão municipal, que apoia o homem e a mulher do campo.

“Comprar das pessoas que produzem cria uma cadeia, e ela se faz diariamente. A agricultura não para. O agricultor economiza na hora trabalhada por uma máquina R$ 120, quando a gente desloca uma máquina. A nossa preocupação gira em torno do benefício para o agricultor”, afirma a secretária.

Ela destaca que por muito tempo o agricultor caxiense não teve assistência, realidade modificada pela gestão municipal, que se esforça diariamente para garantir que o trabalhador seja amparado. “Hoje o agricultor é assistido”, reforça.

A produção de ovos caipiras foi outro projeto que mereceu destaque no programa. Ao identificar que mais 90% dos ovos consumidos em Caxias eram oriundos de outras regiões, a Secretaria de Agricultura e Pesca passou a atuar neste segmento, fornecendo frangas da linhagem Bankiva que estão permitindo aos poucos a mudança dessa realidade, pois o maior efetivo de cabeças de aves da região está em Caxias.

O objetivo é aumentar a produção de ovos caipiras. A secretaria tem fornecido lotes de 10, 40 e 80 unidades, que são divididos conforme a capacidade produtiva das famílias.  “Nós não tínhamos esta produção, e nós pensamos isso. As pessoas que adquiriram lotes agora querem adquirir lotes por conta própria, as aves, para que assim possam produzir. Porque a produção desses ovos está gerando renda para eles”, explica a secretária.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foi elencado. Caxias foi a cidade que recebeu o maior apoio neste programa no estado do Maranhão, conseguindo R$ 800 mil utilizados. Com este dinheiro, o município adquire os alimentos dos agricultores e depois os transfere para ajudar a rede municipal de saúde, assistência e desenvolvimento social e entidades filantrópicas. Atualmente mais de 190 agricultores familiares estão cadastrados e sendo beneficiados.

“O mais interessante é que estes produtos adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura são doados para hospitais, assistência social e filantrópicas. Hoje eles conseguem receber um alimento saudável. Porque na maioria dos alimentos não há o uso de agrotóxicos e de nenhum produto que com o tempo possa vir a prejudicar a nossa saúde. Na área da agricultura é interessante porque todo mundo tem acesso, e isso me deixa muito feliz. Isto faz com que a cadeia da vida funcione. Se você não tem uma boa alimentação, você não tem nada, você não tem saúde, nem educação. Hoje nós estamos vendo a valorização que a agricultura tem, agricultura patronal e agricultura familiar”, reforça Luciana Soares.