A Prefeitura Municipal de Caxias, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Governo do Estado, iniciou nessa terça-feira (20), na sede do SESI/SENAI, localizado no Residencial Hélio Queiroz, a vacinação contra covid 19 para os profissionais da educação, tanto da rede municipal quanto da rede privada, com idade a partir dos 55 anos, a exemplo da Professora e funcionária da coordenação pedagógica, Belisa Machado, que falou da alegria de receber a vacina.

“Estou muito feliz por receber a vacina nesse momento, afinal, é uma tranquilidade para nós funcionários e educadores municipais que esperava por esse momento”, afirma Belisa Machado.

A Coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Maranhão, Ana Carolina Bandeira, enfatiza que a vacinação ocorre de forma tranquila e organizada. “O fluxo foi tranquilo, iniciamos aqui esse trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e o SESI Maranhão. A procura está sendo muito boa e bem tranquila, nossa perspectiva é que hoje vacinemos em torno de 500 profissionais, isso tudo para reforçar o trabalho do gesto vacinal e garantir o número de imunização para os professores e população de idosos”, destacou a Coordenadora.

O professor da rede pública, Hamilton Portela, foi o primeiro a receber o imunizante. Ele destacou o alivio ao receber a vacina. “Agora posso dizer que estou mais tranquilo, por receber a vacina, fui o primeiro a ser vacinado, e agora com a imunização é aguardar voltar os trabalhos, voltar às aulas que é o que tanto queremos. Precisamos nos vacinar, venham é muito importante para todos”, disse Professor Hamilton.

“Posso dizer que hoje é o dia do renascimento, é um dos dias mais importante da minha vida, afinal estou feliz por esse momento, e por ter me vacinado, agora estou tranquila e feliz”, disse Paula Moura, professora da rede municipal.

O diretor regional do SESI/SENAI, Adilson Sousa, ressaltou sobre a parceria entre o SESI e o município de Caxias nessa ação de combate à pandemia. “O SESI se dispõe a colaborar nesse momento muito difícil que nossa cidade está passando, nós estamos atendendo aqui no SESI, e, também montamos uma bolha em frente ao Estádio Duque de Caxias, no Bairro Seriema, estamos dando apoio no Povoado Rodagem e Caiçara, para avançarmos na vacinação, porque nós dependemos de tempo, quanto mais rápido vacinarmos é melhor para todos”, frisa.

Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, esse é momento ímpar e importante para todos os educadores. “Hoje é um dia especial para os profissionais da educação da rede municipal de ensino e da rede privada. Esperamos por esse momento, e hoje com o apoio do prefeito Fábio Gentil, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Teódulo Aragão, quero também agradecer ao governador e ao secretário estadual de educação, Felipe Camarão, que foram importantes para que esse momento acontecesse. Agora nós da educação ficamos mais tranquilos”, frisou a secretária.

A vacinação para os profissionais da educação da rede estadual e federal, também está sendo realizada na escola Inácio Passarinho. Fernanda Batista, coordenadora de Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional Saúde de Caxias, falou sobre os documentos necessários para apresentar para receber a vacina. “A vacinação é para todos os profissionais da educação, sejam professores ou profissionais que estão na ativa. É necessário levar os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, holerite e carteira de vacinação se tiver.