Nessa sexta-feira (21), o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que também é diretor do Tiro de Guerra, participou ao lado de parlamentares, secretários municipais, integrantes do Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, da solenidade de concessão de certificado aos atiradores da instituição em Caxias, que participaram de um curso de formação de Brigada, que foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Caxias (MA). Ao todo, 90 atiradores receberam os certificados.

“Eu estou achando muito bom. É um conhecimento que eu ainda não havia tido acesso. Espero aprender ainda mais”, destaca Guilherme Cavalcante, atirador

“Nós tivemos teoria, mas já tivemos prática. Foi de suma importância, porque eu tive que solucionar um problema de uma pessoa que sofreu um infarto, e salvei uma vida por conta do curso”, disse Chrystuam Oliveira, atirador.

“Com o curso de primeiros socorros os atiradores vão estar capacitados a salvar vidas, fazendo todos os procedimentos iniciais para estabilizar o paciente, e levar do SAMU, até o hospital. Nós voltamos a reforçar o nosso compromisso junto ao Tiro de Guerra e acima de tudo para tornar eficiente o nosso Tiro de Guerra”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Na ocasião os atiradores cantaram hinos e demonstraram os valores e princípios que diariamente estão sendo aprendidos. O Tiro de Guerra funciona em Caxias por meio de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal de Caxias (MA).

“É um curso completo. Essa é a primeira etapa do curso de formação de Brigada, e ele é dividido em dois módulos de primeiros socorros, além de combate a incêndio florestal e prevenção contra incêndio. O curso é teórico e prático, para que eles possam se deparar com situações de realidade”, lembra Esdras Maia, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros.

“Eles tiveram os conhecimentos de primeiros socorros em casos de afogamentos, acidentes, que poderão colocar em prática. Eles vão poder salvar vidas. Agradeço a presença de todos nessa solenidade. Dos 100 atiradores, somente 90 estão recebendo, justamente pelo cumprimento da disciplina e assiduidade”, lembra 1º Sargento Albeci, comandante do Tiro de Guerra.