A Prefeitura Municipal de Caxias-MA, por meio do Decreto Municipal n° 328, de 23 de Agosto de 2021, nomeou o novo Comandante da Guarda Municipal Willian Lopes de Sousa Carvalho. Na manhã dessa sexta-feira (03), no auditório da Prefeitura de Caxias, ocorreu a solenidade de posse com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao lado do secretariado e representantes da Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Câmara Municipal, dentre outras instituições.

“A Guarda Municipal merece todo o nosso respeito, encontra-se de parabéns, tem um bom efetivo e a Câmara Municipal sempre foi uma parceira. As Guardas no país vêm sendo utilizada para superar o déficit de outras forças, daí a importância da parceria da Prefeitura juntamente com a Câmara para armar a Guarda Municipal. Fica aqui as minhas boas vindas para o novo comandante”, disse Torneirinho, vereador e presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal.

“Tenho certeza que com a Guarda Municipal e a parceria com as demais forças de segurança, podemos manter a cidade cada vez mais segura. Eu só tenho a agradecer por participar deste momento e quero pedir a Deus que possa conduzir o novo comandante e aos demais guardas municipais”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Para mim foi importante, porque eu cheguei ao comando da Guarda Municipal a pedido da corporação, isso tem um grande significado, por ser uma instituição quase 100% masculina eu tive o respeito da tropa. Estou saindo, porém muito feliz em estar passando o comando para o Willian, por ser uma pessoa dedicada e sei que ele vai fazer um bom trabalho”, destaca Maria da Conceição, ex-Comandante da Guarda Municipal.

O novo Comandante da Guarda Municipal, Willian Lopes, também estava sendo prestigiado pelos familiares que compareceram à solenidade. Em discurso emocionado, agradeceu aos colegas de farda e a oportunidade dada pela gestão municipal, de poder comandar a Guarda, que hoje conta com 119 integrantes, homens e mulheres que se dedicam na proteção do patrimônio público municipal, além da colaboração com as demais forças de segurança.

“Hoje a Guarda Municipal trabalha em parceria com as demais forças de segurança. Fica aqui o meu agradecimento à Conceição e ao novo comandante que tenha o entendimento de que a Guarda Municipal é uma parceira de todas as forças de segurança. Diante do profissionalismo do novo comandante ele possa conduzir com sabedoria a Guarda”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Deixo claro aqui que a Guarda tem homens e mulheres honrados que podem prestar um grande trabalho para a sociedade de Caxias e somar com as demais instituições para fazer um grande trabalho. E, nesta data quero elevar o nosso pensamento a Deus pedindo orientação ao que é justo, bom e correto na tomada de decisões”, lembra William Lopes, Comandante da Guarda Municipal.

“Nós fizemos o Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal, o nosso interesse é o de valorizar esses profissionais. O nosso pensamento é o de trabalhar ao lado de vocês. É necessário entender que ninguém administra um município desse tamanho sozinho. Olhando para o nosso comandante, quero dizer que você terá total autonomia para colocar os seus conhecimentos em prática. Do mesmo jeito que um dia eu sonhei em administrar Caxias, quem é da Guarda sonha em comandar e tenho certeza que o novo comandante fará um grande trabalho”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Willian Carvalho, antes de chegar à Guarda Municipal, passou pelo Exército Brasileiro 25ª Batalhão de Infantaria no Piauí; em 2007 prestou concurso e ingressou na Guarda Municipal, onde já está há 13 anos. Formado em Fisioterapia, o novo comandante da Guarda Municipal está cursando Direito.

“O prefeito Fábio Gentil tem cumprido a Lei que diz que a Guarda Municipal deve ser ocupada por um integrante da coorporação. O que vocês podem esperar é que nós vamos criar mais parcerias com outras instituições. Nós temos amparo legal para isso, seremos uma força a mais para desenvolver o nosso trabalho em Caxias (MA)”, destaca Willian Carvalho, novo Comandante da Guarda Municipal.

“Com certeza o novo comandante vai colocar seus conhecimentos em favor da Guarda. E, ele juntamente com a boa vontade que temos, em breve teremos o armamento da Guarda Municipal, nós estamos investindo cada vez mais na segurança da nossa cidade. Estamos implantando um sistema moderno de videomonitoramento e tenho certeza de que trabalhando em conjunto com as outras forças de segurança, a Guarda Municipal vai prestar um bom serviço ao povo de Caxias (MA)”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,