A concentração do Desfile Natalino foi na Praça Dom Luís Marelim, onde as alas foram posicionadas. O colorido e a diversidade dos personagens já indicavam que seria um desfile marcante. Crianças, pais e mães, todos estavam radiantes com a novidade que está sendo inserida no Natal Iluminado.

“É gratificante, divertido e lindo, mágica que está acontecendo e sendo diferente. Eu estou adorando”, frisa Ana Gabriele, artista.

“Eu estou feliz, é uma responsabilidade. Estou representando o símbolo do Natal, Maria, com o nascimento do Menino Jesus”, frisa Natiele Mourão, artista.

“Está sendo muito bom, é algo diferente, e como hoje é minha primeira vez, eu estou muito feliz”, destaca Lara Caroline, estudante.

“É a primeira vez que a gente está participando desse desfile, desde o lúdico à ala religiosa. Esses personagens com certeza incrementam o Natal Iluminado”, destaa André Felipe, artista.

“O Natal Iluminado por si só diz tudo. Já está sendo tombado pelo Patrimônio Imaterial da cidade. Cabe a nós que estamos chegando preservar tudo aquilo que tem de bom no Natal Iluminado e acrescentar outras ideias”, destaca Léo Barata , secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Papai Noel chegou em carro aberto e de época, foi sem dúvidas a figura principal mais assediada ao longo do desfile. As famílias queriam registrar o momento mágico.

“Para mim é uma satisfação, estou participando pela segunda vez. Caxias tem o melhor Natal Iluminado que a gente conhece, é uma cidade que merece continuar essa tradição. Eu fico encantado quando chega essa data”, frisa Papai Noel.

“Legal demais, gostei e amei. É muito importante para nós esse amor, essa paz e carinho”, disse Cleisson Víctor, estudante.

“É muito importante para as crianças e famílias. Eu fico feliz, pois não tive isso na minha infância. Nota 10 para o prefeito”, disse Elisa Maria, aposentada.

O prefeito Fábio Gentil e a secretária de Governo Amanda Gentil, também estiveram presentes e participaram do desfile, que saiu da Praça Dom Luís Marelim até a Praça do Pantheon.

“O espetáculo é ver a alegria dos caxienses finalmente. Tudo isso é realizado graças ao trabalho da Prefeitura de Caxias. A cidade é uma das 13 do Maranhão que está com mais de 70% da sua população vacinada, isso mostra o trabalho da saúde. São 50 dias de Natal Iluminado, com isso, temos a alegria das famílias trazendo esperança”, frisa Amanda Gentil, secretária Municipal de Governo.

“Os pais, mães, avós e crianças estão vindo para cá. O espírito natalino é isso, é o espírito familiar. Eu tenho escutado de ponta a ponta que Caxias está radiante com o Natal Iluminado. Nós só temos que agradecer e enaltecer a nossa cidade e dizer que estamos de braços abertos para receber os turistas”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O ponto alto do evento foi na Praça do Pantheon, quando centenas de pessoas aguardavam para a passagem do desfile, que apresentou em 22 alas personagens como: a bela e a fera; a turma do Chaves; do patins; os confeiteiros; a ala das marias; personagens da Disney, além das bandas de música, Lira Municipal, Henrique De La Rocque e Euterpe Carimã. A noite foi fechada de maneira apoteótica com um grande show do contra-tenor, Fernando de Carvalho.

“Quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil e ao secretário Léo Barata. Caxias está no mapa do Turismo do Maranhão, competindo com São Luís para ver quem faz o melhor Natal. Escutamos na capital, que o natal de Caxias está sendo considerado a Gramado do Nordeste. Assim os artistas ficam querendo vim fazer parte dessa festa tão linda”, lembra Fernando de Carvalho, cantor.