A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), e Secretaria Municipal de Infraestrutura inaugurou neste sábado (31), no Povoado Canto Escuro, 2º Distrito de Caxias, uma nova escola UEM Armando Veras, para atender alunos do 1º ao 5º ano. Cerca de 20 alunos estiveram presentes na escola durante a entrega da unidade de ensino que vai atender tanto os alunos da comunidade Canto Escuro quanto do Povoado Buriti.

“Educação em primeiro lugar e de qualidade para todos, independente se na zona urbana ou rural. Estamos entregando uma escola de alvenaria, toda emassada, com banheiro para as crianças, uma escola com rampa de acesso. Tudo isso pensando na população. Parabéns ao prefeito Fábio Gentil e toda a comunidade por ganhar uma nova escola”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Essa era uma festa esperada há muitos anos. Muitos passaram e prometeram e não tiveram a coragem e a determinação. Nós trouxemos o prefeito Fábio Gentil, mostramos a escola que o Dirceu construiu com recursos próprios e hoje estamos entregando uma escola digna para o Povoado Canto Escuro e Buriti” destaca Ximenes, vereador.

“Há quase 15 anos a gente funcionava naquela humilde casinha, mas o prefeito Fábio Gentil, disse que iria construir uma nova escola. Hoje nós estamos felizes em ver que o prefeito está ao lado da comunidade e em prol de todos que precisam. Nós estamos felizes em ver que o 2º Distrito está sendo visto pelo Prefeito Fábio Gentil”, destacou professor Dirceu, responsável pela escola.

A Unidade de Ensino funcionou por mais de 15 anos  numa das chamadas escolas “João de Barro” que havia sido construída pelo próprio professor há alguns anos. A gestão municipal ao entregar uma escola totalmente nova, também trocou toda a mobília, são novas carteiras, lousa, banheiro, armários, rampas de acesso para cadeirantes, dentre outras funcionalidades.

“Eu tenho certeza que a comunidade do Povoado Canto Escuro está muito feliz por essa nova aquisição, mostrando mais uma vez o compromisso da nossa gestão com a população de Caxias (MA). Não podemos esquecer a zona rural. É possível perceber o quanto eles estavam precisando dessa escola. O professor Dirceu, deu o primeiro passo. É importante ver a nossa educação crescendo cada vez mais”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo da Prefeitura de Caxias (MA).

O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, lembrou que o compromisso da gestão municipal é encerrar ainda este ano com todas as escolas de taipa, zerando as escolas “João de Barro” e transformando em estruturas dignas, onde os profissionais da educação terão todas as condições de oferecer uma educação de qualidade em um ambiente mais adequado.

“O vereador Ximenes nos convidou para conhecer a triste realidade da escola que tínhamos. Hoje estamos vendo a alegria no rosto de cada criança. Eu tenho dito que com saúde e educação nós vamos conseguir um futuro promissor para crianças, adolescentes e adultos. A partir de agosto deste ano as escolas “João de Bairro”, serão destruídas e serão construídas escolas de alvenaria, dando dignidade aos alunos da zona rural. Educação é o princípio de tudo”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Para os alunos, o novo presente veio de bom grado e vai melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Luís Antônio e Mirela Cristina, alunos da educação infantil destacam a importância de terem uma nova escola para estudar.

“Eu gostei muito do presente, é uma alegria. A escola ficou muito boa, e eu estou muito feliz”, disse Luís Antônio, aluno.

“Essa escola é muito boa. O professor é dedicado, e vai ser melhor aqui”, disse a pequena Mirela Cristina, aluna.

Palavras chaves: ,