A Guarda Municipal de Caxias (MA), ligada à Secretaria Municipal de Segurança, da Prefeitura Municipal de Caxias passou por um Curso de Coleta de Dados para a Produção de Conhecimentos em Fontes (SIGMA). A formação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, na Unidade Escolar Municipal Leôncio Alves de Araújo, no bairro Campo de Belém.

“O curso é importante para nós que trabalhamos na área da segurança. Vamos ter acesso a dados criminais não só de Caxias, mas de todo o Estado, assim podendo solucionar casos e conduzir a pessoa para a delegacia com mais segurança”, frisa Leonardo de Sousa, Guarda Municipal.

“Esse curso vem ajudar a Guarda Municipal para que estejamos junto à comunidade, e mais presentes junto às forças de segurança. Hoje no Brasil, a Guarda Municipal tem crescido muito, esse curso vai colaborar muito”, lembra N.Rocha, Guarda Municipal.

O delegado da Polícia Civil, Maymone Barros, lembra que hoje a Guarda Municipal é a maior força de segurança do país em número de profissionais espalhados em todos os municípios brasileiros. Em Caxias, são 119 homens e mulheres que trabalham em parceria com os sistemas de segurança estadual e federal, e que colabora com a segurança pública.

“Nós estamos possibilitando a eles o acesso à informação. Muitas guardas municipais não tinham acesso ao sistema de informação, onde é possível saber se a pessoa abordada está com mandado em aberto, consultar veículo, e se está envolvida em outras ocorrências policiais. A informação é a maior arma de quem trabalha na área de segurança pública”, afirma Maymone Barros, delegado da Polícia Civil da Capital São Luís (MA).

Para os participantes do curso, o momento é foi de grande relevância, pois estes conhecimentos vão ajudar nas abordagens e levar um caso com mais fácil resolução à polícia judiciária.

“A informação que a gente vai ter agora é muito louvável. Através de um celular podemos colher informações rapidamente”, lembra Sinval, guarda municipal.

“A gente vai está com uma rede de informações onde vamos poder resolver logo no local da ocorrência várias questões. Vamos saber se o suspeito tem algo a dever para a justiça”, destaca Brandão, guarda municipal.

“Esse curso vai dá mais praticidade nas abordagens. Vai ser possível de imediato saber se a pessoa está com um mandado de busca e apreensão. Vai agilizar o nosso serviço. Todas as instituições de segurança pública tendem a se beneficiar”, lembra Willian Carvalho, guarda municipal.