As 3ª e 4ª turmas do Curso de Introdução à Produção de Lanches Diversos, já começaram a produzir os primeiros lanches nessa segunda-feira (14). As turma estão distribuidas nos turnos vespertino e noturno.

O curso é ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI), ainda dentro das ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, que visa empoderar as mulheres também com condições para que todas elas possam gerar renda para as suas famílias.

Ao todo a parceria está contemplando 120 mulheres que sairão capacitadas e prontas para ingressar no mercado de trabalho, seja como funcionárias, ou mesmo como empreendedoras de seus próprios negócios, gerando a autonomia financeira.

As mulheres que estão participando têm no mínimo o 6° ano do Ensino Fundamental e com idade a partir de 16 anos. O curso tem 40 horas-aulas e a partir de agora todas elas vão desenvolver as atividades práticas para que a teoria seja aplicada. Durante o curso as mulheres vão aprender a fazer diferentes tipos de salgados como: bomba, pastel, coxinhas, sanduíches naturais, sucos e pães, dentre outros.

“Hoje foi a primeira aula prática. Hoje elas aprenderam a fazer biscoitos, a fazer a massa e recheio das empadas. A gente tem muita coisa para aprender. Todos os dias têm práticas a aprender. Vamos fazer: bombas, coxinhas, bolinhas de queixo com presunto, pasteis de feira e vão aprender a fazer tanto o recheio, quanto a massa caseira”, destaca Raynara Sousa, instrutora do curso.