O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), recebeu no palácio da cidade na manhã do último sábado (30), o senador da República, Edson Lobão (PMDB). Na sala de reuniões da Prefeitura, secretários municipais, membros do legislativo municipal, coordenadores e assessores os aguardavam. O vereador e presidente da Municipal de Caxias, Catulé, deu início as boas vindas e falou sobre importância da presença do senador na cidade.

“É um reencontro, o senador Lobão tem uma relação muito próxima com Caxias, sempre esteve presente em todos os momentos da história de Caxias, quer como deputado, quer como governador, como ministro, quer como senador. É um reencontro com sua gente e, nesse reencontro, quem ganha é a população de Caxias, porque o senador veio ver de perto como está a administração do prefeito Fábio Gentil para que ele possa reforçar mais ainda, porque, afinal de contas, essa relação tem que ter benefícios”, ressaltou Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Em seguida o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fez uma apresentação das suas ações nos primeiros 09 meses de governo, citando, por exemplo, o saneamento das contas do município e o pagamento em dia do funcionalismo e dos fornecedores. O prefeito destacou a execução das grandes obras na cidade com recursos próprios; até o momento, o Governo do Estado não abriu diálogo com Caxias. Fábio Gentil pediu o apoio de Edson Lobão para que ele intervenha no senado em favor da população de Caxias, lembrando que a cidade precisa construir seu aeroporto. O atual gestor também falou sobre a importância de somarem forças por meio do encaminhamento de emendas parlamentares que, sendo executadas em Caxias, beneficiam mais de 1 milhão de pessoas na região leste do Maranhão.

“Eu sempre tenho dito, onde quer que eu vá, que o prefeito, que os políticos do nosso país, não podem ser políticos de gabinete. Temos que ir ao encontro do povo, às cidades, aos bairros e às ruas discutir os problemas para que a gente possa trabalhá-los. A vinda do senador a Caxias é um exemplo disso, por que ele começa a ver de perto a necessidade que nós temos e que possa ser ajudado pelos senadores e deputados de nosso país e do nosso Estado. A vinda do senador nos traz a certeza de que nós temos mais um aliado do município de Caxias para que a gente possa buscar os benefícios que o povo espera. Precisamos somar as forças, nossa com o povo, mas também de todos os políticos de Brasília, que trabalham em Brasília e que possam prestar serviço em nosso município. Eu tenho certeza absoluta, que no final dessa história, o nosso maior beneficiado, que é o povo, estará gratificado pelo nosso propósito de trabalhar por um município cada vez melhor. É assim que a gente vai fazer a cidade que a gente quer, com o poio da Câmara Municipal, dos deputados federais e, porque não dizer, do senador da República. A vinda do senador a Caxias no dá a certeza, mais do que nunca, de que o amor que ele tem por Caxias irá se transformar em trabalho”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Edson Lobão agradeceu a recepção, cumprimentou o ex-deputado José Gentil e lembrou que, embora tenha nascido em Mirador, tem forte ligação com Caxias. No quarto mandato de senador, Edson Lobão disse que já veio a Caxias mais de 100 vezes e que ficou entusiasmado em perceber que Caxias está sendo governada por alguém que ama a cidade, e qualificou de “excelente administração” o período que o prefeito Fábio Gentil tem conduzido a cidade. O senador se colocou a disposição de Fábio Gentil, dizendo que Caxias tem como sede da Prefeitura, em Brasília, o gabinete dele. Finalizou dizendo que tem fé na administração de Fábio Gentil. O senador ainda acompanhou em um telão os projetos das obras em andamento na cidade: O Shopping da Gente; A Praça Dom Luís Marelim; O Complexo de Saúde; O Mirante, no Morro do Alecrim e os Portais de Entrada de Caxias.

“Sinalizo o meu apoio integral à cidade de Caxias, à sua administração atual, ao prefeito Fábio Gentil, aos vereadores e a segurança de uma amizade permanente. Eu entendo que a minha função em Brasília, depois de eleito pelo povo dessa cidade, é no sentido de ajuda-la, é assim que eu me comporto. Toda vez que um caxiense me procura em Brasília, eu abro as portas do meu gabinete dizendo a eles: sejam bem vindos, este é o gabinete de vocês. O meu gabinete é a sede da Prefeitura de Caxias em Brasília. No início, Fábio já está demonstrando a competência, que tem o espírito público dele e a liderança política que ele exerce. Estou absolutamente convencido que ao final do mandato dele, que eu espero que seja dobrado, ele vai servir de modelo administrativo para o nosso Estado”, destacou Edson Lobão, senador da República (PMDB).

O prefeito e o senador reuniram, ainda, com um grupo de pessoas que os aguardavam no auditório da Prefeitura de Caxias, antes de Fábio Gentil e Edson Lobão visitarem in loco o andamento das obras, começando pelo Shopping da Gente, que vai abrigar mais de 300 permissionários; em seguida, a Praça Dom Luís Marelim, a Praça da Chapada com trabalhos bem adiantados; logo depois, a comitiva seguiu até as obras do Complexo de Saúde Gentil Filho,  onde iniciou-se a construção de 1660 m² do centro que vai abrigar várias especialidades médicas; e por último, o prefeito e o senador visitaram as obras do Mirante, que visa valorizar uma área histórica que por muito tempo ficou abandonada no Morro do Alecrim. O objetivo da obra é tornar o local um ponto turístico de Caxias.

“As obras do prefeito estão em pleno andamento, são obras que foram idealizadas pelo prefeito Fábio Gentil, colocadas no papel por técnicos de Caxias, arquitetos e engenheiros; elas saíram do papel, transformando-se em realidade. Hoje, com essa visita do nosso senador da República, Lobão, nós estamos mostrando que a administração do Fábio Gentil tem compromisso com a população e que vai ter nas placas que são obras feitas com recursos próprios”, explica Murilo Novais, secretário de Infraestrutura de Caxias.

“Eu fui executivo por duas vezes, uma como governador e outra como ministro. Visitei muitas obras, eu tenho a sensibilidade, graças a Deus, muito grande para avaliar esse tipo de coisa. Eu estou encantado com o que estou vendo em Caxias. São obras começadas, idealizadas e que daqui a pouco estão prontas. Eu me sinto entusiasmado com isso, vejo que nós temos um prefeito que cumpre rigorosamente aquilo que o povo dele espera. É uma virtude dobrada as obras estarem sendo executadas com recursos próprios. Nós estamos fazendo um esforço para ajudá-lo em alguns setores da saúde, infraestrutura, mas o fato é que ele não espera por isso, ele vai à frente e já está construindo grandes obras para o povo de Caxias”, assinalou Edson Lobão, senador da República (PMDB).

“Nas nossas obras, nós temos um caráter turístico e o senador, embora não seja caxiense de nascimento, é caxiense de coração, ele é apaixonado por nossa cidade, tem respeito por esse povo. Eu tenho certeza absoluta que a vinda dele aqui também mostra a ele a necessidade que nós temos de todo apoio. Que ele venha para cá para nos dá apoio, para que a gente continue batalhando. Como ele disse, ele abriu as portas do seu gabinete em Brasília. Disse que o nosso gabinete está no gabinete dele, e eu tenho certeza de que ele vendo com seus próprios olhos, ele ver, acima de tudo, o nosso interesse em desenvolver o município, e nós precisamos do apoio do Governo Federal; ele tem sido um forte combatente nisso, ajudando bastante para que a gente possa ir aos ministérios buscar os recursos devidos para investir no nosso município. Aprendi na minha vida que plantando a gente colhe, plantamos um bom relacionamento, uma boa amizade e, acima de tudo, com respeito. Esse respeito existente entre o prefeito Fábio Gentil e o senador Lobão, eu tenho certeza que irá prosperar e que o município de Caxias é quem ganhará com essa história toda, porque nós iremos colher o fruto dessa amizade plantada com respeito a esse povo que tanto merece”, agradeceu Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

 

Palavras chaves: , , ,