Prefeitura Municipal de Caxias > Notícias > Saúde > Campanha Outubro Rosa é lançada oficialmente em Caxias com show do humorista João Cláudio Moreno

A solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa aconteceu na Feirinha da Gente na manhã do último domingo (08/10) com uma Missa Campal, atrações culturais e o show do humorista João Cláudio Moreno.

Autoridades municipais, empresariais e a população em geral participaram do evento que dá início as atividades que visam conscientizar e prevenir as mulheres contra o câncer de mama, por meio do incentivo ao autoexame.

Diferente de anos anteriores, a Prefeitura de Caxias e a Associação dos Amigos na Luta Contra o Câncer (ANLUCC), resolveram abrir o Outubro Rosa de maneira eficaz e objetiva, como preconiza o Ministério da Saúde, sem grandes shows que interfiram no foco principal da Campanha.

“A festa geralmente não tem um objetivo tão claro. A gente preferiu fazer ações que ofereçam serviços de saúde, de prevenção e orientação para que essas mulheres consigam perceber a importância de se cuidarem”, declarou Amada Costa, coordenadora da Política de Saúde da Mulher.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. Quando não mata, traz danos psicológicos, afeta a imagem, a sexualidade e a autoestima. Em Caxias, as ocorrências de câncer de mama são uma preocupação crescente, tornando-se necessárias medidas que possam auxiliar na prevenção e combate a essa grave doença.

O Outubro Rosa é uma realização da Prefeitura de Caxias em parceria com a ANLUCC e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Este ano a Campanha pretende alcançar o maior número de mulheres para trabalhar a prevenção e diminuir os casos da doença no município. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou que a melhor maneira de vencer a doença é a informação.

“Eu convido a todos os caxienses para que, juntamente conosco, possamos contribuir para erradicar do nosso quadro essa doença que tem matado tantas mulheres. Hoje a conscientização é grande, mas, com a união de todos nós, vamos vencer, porque esse é o nosso objetivo”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O humorista João Cláudio Moreno foi um dos convidados especiais. Durante sua apresentação, João Cláudio destacou que o riso, além de elevar a autoestima, contribui de forma positiva para prevenir e tratar os males a saúde.

“O Outubro Rosa é um movimento de conscientização e cidadania. O câncer de mama mata muito ainda, mas é um câncer que pode ser curado no começo, então procedam com todos as indicações de prevenção. Esse é o meu recado, em especial, para as mulheres de Caxias”, alertou o humorista.

Humorista João Cláudio Moreno

A secretária municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres, Taniery Cantalice, lembrou que o câncer de mama não acomete só as mulheres, os homens também devem ficar alertas aos sinais, e reforçou o cuidado que a Prefeitura atualmente tem condições para atender de maneira eficaz aos pacientes.

“Ano passado foram diagnosticados dois homens com câncer de mama em Caxias, então os homens devem, também, terem esse cuidado. Hoje foi o lançamento oficial aqui na Feirinha da Gente. Desde o início do mês nós já estávamos trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde, fazendo o autoexame. Com essa sensibilidade que o prefeito tem estamos com dois mamógrafos no município”, disse a secretária.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: