O I encontro do Polo Turístico da Região dos Cocais  ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Caxias, na manhã do último sábado (09).

As discussões giraram em torno da criação do Polo Turístico dos Cocais, que será composto, a princípio, pelos municípios de: Caxias, Coelho Neto, Igarapé Grande, Pedreiras, São João do Sóter e Timon.

Na primeira reunião, compareceram os representantes dos municípios de Caxias, Pedreiras, Coelho Neto, Timon e São João do Sóter. A reunião também contou com os representantes do Memorial da Balaiada e do Parque Balneário Veneza de Caxias.

“Eu acho superimportante pela questão da integração. A gente precisa dessa conversa para fortalecer o potencial de cada cidade, e Timon se sente contemplada por estar fazendo parte e por estar aberto a discutir como a gente pode evoluir nesse primeiro momento todo mundo junto”, lembou Joseph Paz, representante da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo de Timon.

“Eu avalio como muito positiva, a partir do momento em que os municípios que estão no Polo Cocais se unam para discutir as suas potencialidades e, a partir delas, encaminhar ações que possam realmente levar os nossos municípios a serem vistos lá fora, como municípios que têm grandes possibilidades, potencialidades turísticas. Então, isso é de muita importância e de muita relevância”, ressaltou Francinete Braga, presidente da Fundação Predreirense de Cultura e Turismo.

“Temos buscado discutir as potencialidades e o possível desenvolvimento local sustentável pra região. Então, o turismo vem dar suporte, tanto como um resgate cultural e promoção da cultura de cada município”, disse George Meneses, coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São João do Sóter.

Este primeiro encontro serviu para que os municípios pudessem apresentar as suas potencialidades culturais e turísticas, elaborar um plano de trabalho com os municípios integrantes, com os roteiros turísticos, para que possam ser trabalhados tanto para o compartilhamento entre os municípios do polo, como também, posteriormente, serem divulgados em feiras e eventos turísticos para outros estados e países.

Esta é apenas a primeira de uma série de reuniões para que uma linha de trabalho que integre a todos seja colocada em prática. Ideias como a eleição do Papai Noel da Região dos Cocais e, também, a implantação do projeto Paladares e Sabores da Região dos Cocais estão sendo pensadas.

“Nós criamos o Polo Turístico dos Cocais e a nossa intenção é desenvolver o turismo de proximidade na região, trazer os vizinhos para conhecer a nossa cidade e também levar cidadãos caxienses para conhecer as cidades vizinhas. Com o Natal Iluminado criado pelo prefeito Fábio Gentil, a gente criou uma grande expectativa na região. Muita gente está ouvindo falar do nosso Natal Iluminado, muita gente quer conhecer Caxias nesse momento. E, Caxias passa a ser um polo interessante do ponto de vista turístico pra região. A gente quer estreitar laços com os vizinhos. A organização parte de uma vontade conjunta de integração entre as cidades e, a partir desse momento de integração, a gente possa vender enquanto destino turístico, não só Caxias, mas as demais cidades participantes do Polo dos Cocais, pra outros estados e até para outros países”, destaca Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo de Caxias.

Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo; Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e Antonione Santos, coordenador do Parque Balneário Veneza.

“O objetivo é de organização. A gente está discutindo as potencialidades de cada município; quais são as dificuldades de cada município; enumerando o que precisa ser feito e de forma organizada, fazer com que as reuniões aconteçam de forma frequente para que a gente consiga desenvolver um calendário de atividades turísticas, sobretudo com relação as atividades que são desenvolvidas em cada município. Estamos vendo que tem o potencial religioso, quem tem o potencial para o turismo rural, quem tem outro tipo de atividades turísticas, no sentido de atrair esses turistas, no sentido de melhorar nossa economia”, explica Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,