Condutores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores da rede municipal de saúde, diretores de Unidades Hospitalares e coordenadores das bases descentralizadas participaram de uma palestra oferecida pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A capacitação reuniu profissionais de Caxias e de municípios vizinhos. A enfermeira Edinalda Silva, coordenadora da base do SAMU de Coelho Neto, falou sobre o momento de atualização.

“O curso que está sendo ofertado aqui é muito pertinente às rotinas do SAMU. É muito importante você participar desses momentos, porque são momentos em que você é atualizado, porque o trabalho é muito dinâmico, os protocolos mudam e, a medida em que a gente se atualiza, a gente também muda a nossa conduta para prestar melhor assistência ao usuário”, explica Edinalda Silva, enfermeira.

A diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho, Márcia Sousa, lembra que a capacitação tem por objetivo melhorar o atendimento dos pacientes.

“A regulação faz parte da rede de atenção à saúde, então a gente precisa está alinhado os hospitais juntamente com o SAMU, com a Atenção Primária, onde a gente possa funcionar todo mundo em harmonia, fazendo com que a urgência chegue cada vez mais rápido ao paciente”, frisou Márcia Sousa, diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho.

A palestra intitulada “Atualização sobre Central de Regulação Médica” é fruto de uma capacitação que a médica Luara Amarante, reguladora intervencionista, participou em Salvador (BA) e agora transmite aos demais colegas de saúde, como explica a diretora geral do SAMU, Rita Paz.

“Foi uma capacitação recebida pela equipe médica da regulação, uma capacitação do Ministério da Saúde sobre regulação médica. Hoje é o momento de multiplicar. Nós convidamos diretores das unidades hospitalares e coordenadores da rede municipal de saúde, estamos recebendo representantes das bases descentralizadas dos 10 municípios, pois Caxias é regional”, destacou Rita Paz, diretora do SAMU/Caxias.

A médica palestrante Luara Amarante, instrutora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, pontuou um pouco sobre as novidades dos protocolos da regulação de urgência para a prestação de um atendimento de qualidade.

“Estamos trazendo aos profissionais do SAMU Caxias o que tem de novidade de atualização na regulação de urgência. A gente viu as mudanças na abordagem psiquiátrica, abordagem de múltiplas vítimas, a gente viu novidades nos protocolos de atendimentos. A nossa equipe só tem a ganhar. Como a gente trabalha com várias unidades de saúde, a gente tem que conseguir o maior número de consensos e alinhamentos de equipes”, explica Luara Amarante, médica e Instrutora do NEP.

Após a capacitação, uma equipe de profissionais da Vigilância Epidemiológica já estavam apostos na recepção da sede do SAMU. O objetivo era oferecer imunização contra a Febre Amarela a todos os profissionais de saúde. A vacina contra a Febre Amarela está disponível em toda a Rede Municipal de Saúde.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem: