Na semana passada os profissionais da Secretaria adjunta de Limpeza Pública já haviam iniciado o trabalho de varrição, capina e retirada dos resíduos sólidos das ruas, como explica o secretário Zé Cláudio.

Preliminarmente nós fizemos o trabalho de limpeza para poder receber o asfalto conforme determinação do prefeito. Mais um compromisso junto à comunidade aqui do Eugênio Coutinho”, disse Zé Cláudio, secretário adjunto de limpeza pública.

Nessa segunda-feira (26) a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e em parceria com o Governo do Estado, iniciou os trabalhos de pavimentação asfáltica no residencial Eugênio Coutinho. O objetivo é recuperar as cinco principais avenidas do conjunto, sendo elas: Avenida Caxias; Avenida Prosperidade; Avenida Pedreira; Avenida Professor Arlindo de Oliveira e Avenida 15 de novembro, além de algumas ruas transversais. Ao todo serão implantados 12,5km de pavimentação asfáltica, contemplando também os bairros Cangalheiro e Antenor Viana, como destaca o secretário Murilo Novais.

“Nossa cidade está sofrendo muito com esse período chuvoso que está carreando as nossas pavimentações, tanto de asfalto quanto de calçamento. O prefeito, preocupado com isso, tem corrido atrás de recursos para que possamos somar com a nossa usina de asfalto. O recapeamento será realizado nas principais ruas do Eugênio Coutinho, Antenor Viana, em algumas ruas do bairro Cangalheiro, principalmente no setor da 2ª Travessa do Fio. Foram os pontos mais críticos que a gente detectou neste exato momento. Aqui no Eugênio Coutinho não havia asfalto, havia um tratamento contra pó, que é um revestimento provisório e, agora sim, estamos colocando um asfalto de qualidade”, explica Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Os moradores Késia Moraes, Pedro Rodrigues e Agnaldo de Andrade ficaram felizes com o asfaltamento das ruas que desde a inauguração do conjunto habitacional, há mais de 08 anos, não recebia reparos.

“Eu tinha ido na rua, quando eu voltei me surpreendi, eu fiquei foi feliz com tanta mudança na minha Avenida, que demorou mas até que enfim chegou. Aqui já teve vários acidentes por conta de que o asfalto que foi colocado no início não valeu a pena, logo se desgastou com as chuvas. É muita poça de lama, então isso faz com que os motoristas e os pedestres não vejam os buracos e acaba tendo acidentes. Eu estou gostando do trabalho, aqui tinha muita poeira, a gente não conseguia respirar direito, agora com esse novo asfalto vai melhorar bastante”, explica Késia Moraes, moradora da Avenida Caxias, no residencial Eugênio Coutinho.

“Eu moro desde o início do conjunto. Esse é o primeiro asfalto que chega aqui depois da inauguração. Eu estou achando muito bom, porque aqui estava arrancando o asfalto todinho, estava ficando só na piçarra, buraqueira doida. Agora está ficando melhor, não era nem asfalto, só tinha pingado, mas agora está ficando bom”, diz Pedro Rodrigues, morador da Avenida Caxias, no residencial Eugênio Coutinho.

“Esse asfalto chega num bom momento, até porque vai entrar o inverno e se não ajeitar vai piorar a situação. Creio que com esse governo as coisas vão melhorar”, diz Agnaldo de Andrade, morador do conjunto Eugênio Coutinho.

O prefeito Fábio Gentil acompanhou de perto o começo do trabalho que vai levar 75 mil m² de camada asfáltica aos bairros contemplados.

“Nós somos sabedores que a cidade precisa de infraestrutura. As chuvas que têm caído na cidade são torrenciais e têm prejudicado nossa infraestrutura, inclusive o asfalto. Nós temos buscado junto ao Governo Federal e junto ao Governo do Estado. Nós fizemos essa parceria com o Governo do Estado e estamos beneficiando o residencial Eugênio Coutinho, que não tinha recebido o asfalto propriamente dito. Nós estamos implantando nas avenidas principais; daqui vamos ao Antenor Viana e ao Cangalheiro. Eu tenho certeza que com o apoio do Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, nós vamos construindo a cidade que a gente quer”, ressalta Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O secretário de Infraestrutura destacou ainda que, além dessa ação, os trabalhos de tapa buracos continuam a todo vapor na cidade com o auxílio da usina de asfalto existente na cidade.

“Paralelo a esse trabalho, estamos com nossa usina de asfalto, que não é muito grande, mas em tempos normais atende a contento o tapa buracos da cidade”, reforça Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

Veja mais fotos:

Confira na reportagem: