Na manhã dessa segunda-feira (02) profissionais da saúde e educação, além da classe estudantil, uniram-se aos pais com filhos autistas na IV marcha “AME COMO EU SOU, um passo à frente, espalhe amor por aí”, organizada pela Associação de Amigos dos Autistas do Maranhão (AMA\MA) com apoio da Prefeitura de Caxias e do CAPS Infanto Juvenil.

A AMA é presidida em Caxias por Francília Sousa, que em sua fala destacou o objetivo da caminhada. “Estamos despertando a sociedade em prol desta temática, tornando uma cidade inclusiva, rompendo barreiras e preconceitos que alguns pais sofrem”, destacou.

A concentração ocorreu na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias, e contou com a apresentação do coral de acadêmicos de Enfermagem da UEMA. O percurso da caminhada seguiu pelas ruas São Benedito, Benedito Leite, Otávio Passos, Praça Gonçalves Dias e Praça São Sebastião. As bandas Lira Municipal e Jardineira também estiveram presentes no evento.

Wibson Gonçalves, pai de criança autista, elogiou a ação, que teve por objetivo informar a população sobre o Autismo, que muitas vezes tem seu diagnóstico tardio pela falta de informação.

Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, falou sobre o Autismo, destacando que a marcha é por uma causa justa, que busca o respeito e inclusão.

“Nós da educação temos incluído todas as necessidades especiais, com foco na educação igualitária, onde todos possam ser incluídos”, explicou a secretária.

A enfermeira Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto Juvenil, falou sobre a programação que acontecerá neste mês sobre o Autismo.

“O CAPS IJ está com uma vasta programação para o mês de abril em parceria com a Educação, Saúde e Assistência Social. Vamos trabalhar esse tema dia 19 de abril com a realização de um ciclo de palestras aberto ao púbico”, frisou a coordenadora.

Mais comum no sexo masculino, o Autismo é representado pela cor azul e pertence ao grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como sintomas a fobia, dificuldade de relacionamento e agressividade, sendo que existem vários níveis diferentes do transtorno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 milhões de pessoas no mundo são autistas, sendo que no Brasil são 02 milhões.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem: