O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) iniciou nessa terça-feira (01), na Praça do Pantheon, uma série de atividades que estão dentro do projeto Movimente-se com CEREST, que visa difundir ações sobre uma vida saudável.

O Dia do Trabalhador abriu as ações que seguem durante todo o mês de maio, explica a fisioterapeuta Lorena Torres. “Nós vamos estar levando conhecimento das prevenções em relação às LER\DORT, não só a esse protocolo que nós desenvolvemos no CEREST, mas em relação à saúde do trabalhador no geral”.

Os profissionais distribuíram panfletos e conversaram com trabalhadores sobre a importância da prevenção a acidentes de trabalho.

“O tipo de prevenção é de um modo geral! A gente leva os aspectos físicos, psicossociais, boas posturas no ambiente de trabalho, pausas no ambiente de trabalho. Tudo isso faz com que o trabalhador possa estar evitando algumas doenças”, frisou Dyener Moura, terapeuta ocupacional.

As ações vão contar com: verificação da PA, glicemia, teste rápido, avaliação antropométrica com nutricionista, atividade laboral com dança e vacinação.

O coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, lembra que o projeto é alusivo ao mês do trabalhador. “A gente reúne várias atividades de prevenção e promoção da saúde, incentivando à prática do exercício físico”.

Essa já é a 2ª edição do Movimente-se com CEREST, que conta com o apoio dos alunos da residência em Saúde da Família do CESC-UEMA.

As atividades serão realizadas em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e também em praças públicas. O encerramento do projeto será na Praça Dom Luís Marelim, no dia 04 de junho, e na UBS da Baixinha.

Os profissionais da Atenção Primária também estiveram presentes, oferecendo diversos serviços de saúde preventiva aos corredores e aos cidadãos que foram prestigiar a festa do trabalhador.

Confira mais fotos:

 

 

Palavras chaves: , , ,