Após intensas ações em mercados públicos, feiras, escolas e instituições, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) encerrou a Semana Nacional de Controle e Combate contra Leishmaniose Visceral (calazar) com uma caminhada no Centro de Caxias.

Com concentração na Praça da Matriz, a equipe da UVZ, acompanhada de populares, levou informações através de material gráfico, faixas e carro de som.

“A nossa saúde é importante; já tive doenças por conta de mosquitos. Devemos cuidar da nossa casa, dos animais. Os nossos vizinhos também devem fazer a parte deles”, destacou Luzinete Medeiros, participante da caminhada.

Maryanne Morais, chefe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, é responsável pelo desenvolvimento das estratégias e execução destas atividades.

“Nós temos a função de alertar a população levando informações, fazendo com que toda a sociedade nos ajude no combate das doenças”, enfatizou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Fernanda Batista, alertou que o diagnóstico precoce é importante.

“Não falamos só do animal, mas também do ser humano. Em caso de suspeita, o ideal é que se procure uma unidade de saúde para que sejam tomadas as providencias necessárias”, informou a coordenadora.

“Nós queremos também conscientizar que lixo acumulado nos quintais e terrenos baldios pode trazer consequências, em primeiro lugar para o melhor amigo do homem, que é o cachorro, e, é claro, também para os humanos”, alertou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

As ações preventivas continuam no biênio 2018\2019. A Campanha acontece com as parcerias das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Limpeza Pública e Meio Ambiente, além da Secretaria de Estado da Saúde e o CESC\UEMA.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , , ,