Nesse sábado (15), a Unidade Regional de Educação aplicou a 2ª prova da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, projeto realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que visa incentivar o estudo da matemática no país.

O garoto Renan Campos sabe muito bem disso, ele ver matemática em tudo.

“Eu gosto sempre de buscar o resultado para a escola, eu me esforço ao máximo para poder dar um bom resultado. Para mim a matemática está em tudo, porque só é possível fazer estruturas como escolas e prédios graças ao uso da matemática”, diz Renan Campos, aluno do Thales Ribeiro.

Participaram da prova alunos de três níveis, que vão do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, envolvendo 2.044 estudantes de seis municípios coordenados pela Unidade Regional de Educação: Caxias, Coelho Neto, São João do Sóter, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Aldeias Altas. Os estudantes mais bem colocados serão premiados.

“Os alunos são classificados por níveis: nível 1, nível 2 e nível 3. Fazendo a prova e o aluno indo bem, ele pode receber medalha de ouro, prata e bronze, além de Menção Honrosa”, explica Doriedson Pereira, supervisor da OBMEP/URE/Caxias.

Centenas de estudantes da Rede Municipal também fizeram as provas, sendo mais de 200 só da zona rural. A organização não permitiu o registro de imagens dentro das salas, mas na saída eles falaram sobre a prova, o desempenho e a expectativa para o resultado.

“Eu achei que foi um pouco difícil”, diz Valéria Lorrana, aluna do povoado Estiva.

“Eu achei um pouco cansativo ter que fazer vários cálculos, mas acho que vou me sair bem”, acredita Sara Raquel, aluna do povoado Barro Vermelho.

“A prova estava fácil para quem estudou. Eu acredito que vou tirar uma boa nota”, afirma Maria Teresa, aluna da UIM N. S. de Nazaré, do povoado Nazaré do Bruno.

“No começo eu achei um pouco complicado, mas depois fui respondendo. Eu acho que consigo”, disse Maria Eduarda, aluna da UIM N. S. de Nazaré (Nazaré do Bruno).

“Esse exame é para eles testarem a aprendizagem e os melhores colocados são premiados. A escola também é premiada de acordo com a aprovação dos alunos, por isso, a pontuação é importante. Aqui estão participando os alunos que foram classificados na primeira etapa”, frisa Sandra Moura, coordenadora da Educação no Campo/SEMECT.

O resultado da prova será divulgado no dia 21 de novembro e vai estar disponível no site da OBMEP (http://www.obmep.org.br).

Palavras chaves: , ,