O encontro foi no Centro de Treinamento João Paulo II, no Morro do Alecrim, e marcou a celebração do Dia Internacional da Menina, que visa promover os direitos de meninas e mulheres adolescentes, além de contribuir com a eliminação da desigualdade de gênero.

Autoridades do poder judiciário, executivo, legislativo e organizações sociais estiveram representadas. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Centro Educacional São Francisco de Assis.

“As meninas ocupando cargos de liderança vem mostrar para a sociedade que essas meninas têm possibilidades de assumir essas responsabilidades. Somente pela educação elas vão poder chegar a esses cargos”, lembrou Kátia Braga, presidente do CMDCA.

“Queremos mostrar que elas são meninas e elas podem estar e ocupar o lugar que elas quiserem. Nós ainda temos muitas disparidades e a gente busca desconstruir que somente os homens podem ocupar esses espaços. As meninas também podem”, reforçou Anselmo Costa, gerente regional da Plan Internacional.

“A gente já vem fazendo esse evento. O primeiro ano foi no Centro Educacional, o segundo ano foi aqui e o terceiro também. Esse dia é importante para oferecer oficinas, elas vão conhecer meninas que se empoderaram e é um espaço onde esses conhecimentos vão permitir que elas conheçam seus direitos”, explicou Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis.

Durante a solenidade, as autoridades municipais em ato simbólico empossaram meninas que assumiram por um dia as funções dos gestores e representantes da gestão pública. Mikaelly Silva foi empossada prefeita Mirim e Ana Letícia juíza da infância e juventude.

É legal a gente ocupar esses espaços. É bom ver as meninas tendo a oportunidade de ocupar os mesmos espaços que os homens. E a gente pode ocupar o lugar que a gente quiser, mesmo sendo menina”, frisou Ana Letícia, juíza da infância e juventude mirim.

“Eu estou me sentindo muito feliz! Para mim é algo novo, nunca tinha representado o prefeito. Esse momento é muito importante”, disse Mikaelly Silva, prefeita mirim.

“Hoje comemoramos o Dia Internacional da Menina. A gente está com um trabalho contra o trabalho infantil e o casamento infantil e para a manutenção dos direitos de crianças e adolescentes. Hoje estamos voltados para as meninas, onde elas estão sendo empossadas como líderes do município, onde elas vão poder dizer o que elas gostariam que fosse feito se elas estivessem no cargo”, pontuou Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Hoje nós estamos abrindo as portas para que as meninas possam desenvolver cargos no executivo, legislativo e judiciário. Cada vez mais desenvolvendo a parte de pesquisa, ensino e letramento. A ideia é fazer com que cada criança que é empoderada possa participar no futuro como agente público, mostrando que os direitos são de todos”, reforçou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Nós precisamos contribuir para que os sonhos se tornem realidade. Eu tenho certeza que o poder público municipal faz a sua parte quando nós paramos para escutá-las, para entendê-las. Nós entendemos que muito precisa ser feito e sabemos que quando se trata de uma jovem, precisamos de mais investimentos, de mais cuidado e o município tomará as medidas necessárias para conduzir as políticas públicas em benefício de todos e todas”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Acompanhe na reportagem:

Palavras chaves: , , ,